sábado, 17 de janeiro de 2015

360 dias de sucesso - Thalita Rebouças

Olá, leitores!
Estou aqui nessa madrugada quente de - checa no celular - domingo (quando você está de férias perde a noção de data, relevem, queridos) para fazer uma resenha de um livro que acabei de terminar: 360 dias de sucesso da Thalita Rebouças. 


É um livro de ficção que narra a história de uma banda carioca, jovem e que estourou rapidamente pela perspectiva de Gualter, o baterista do tal grupo musical mencionado. Nos envolvemos com a história de Mari, Theo, Pedro, Gualter e Pá que eram jovens com um único desejo: fazer música. Mas o que era antes um hobby passou a ser para valer. O grupo fez um sucesso repentino. Mas tudo que vem fácil vai fácil e nesse livro acompanhamos a trajetória desses adolescentes que em questão de meses se tornaram uma revelação nacional.
Vi muitas críticas brabas sobre esse livro e não entendi o motivo do ódio. É claro que não é um livro cabeça que nos faz repensar nossos ideais e filosofias, é um livro para adolescentes e pré adolescentes. Thalita Rebouças pode não ser Dickens, Austen ou Machado de Assis, mas ela escreve livros juvenis e é muito boa no que faz. Temos que analisar um livro visando seu público alvo. É claro que uma mulher de 40 anos achará pobre, mas tenho certeza que minha prima de 10 anos vai curtir a beça. 
Já eu? Bom, tenho 13 anos e faço parte do público alvo do livro. Gostei da obra. Na verdade, fiquei grudada até a última página. É um bom passatempo. Um livro despretensioso e rápido que se lê em um piscar de olhos. Confesso que achei corrido até. Um livro objetivo, de fato. creio que seja por conta do público alvo, adolescentes e pré adolescentes que não teriam paciência de ler um livro maior ou quem sabe que enrolasse mais. Achei meio pobre, confesso. Mas estava com saudades da escrita meia doidinha da autora. 
Os personagens são muito reais. Na verdade, pude ver Theo e Pedro nos meninos da minha escola, por quais eu sou apaixonada por sinal, e o fato do livro quase se passar em meu espaço vivido, fez a leitura ficar ainda mais próxima a minha realidade. 
Para a experiência ser completa, acho que todos que lessem esse livro deviam baixar, logo depois, "Fiquei com um famoso", um ebook curtinho e sem custo que a editora disponibilizou. Eu li no iBooks. Não que tenha algo demais, é um conto de 11 páginas (mas, no caso do iPhone, 11 páginas tornaram-se 55). 
Recomendo para todos os mais jovens e aqueles que querem uma leitura rápida, despretensiosa e ideal para o verão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário