quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Diário de um adolescente apaixonado - Rafael Moreira

Olá, pessoal!
(Primeiramente, Unidos do Feriado Prolongado: Nota - 10.)
A resenha de hoje é sobre um livro que eu li por ser bem rapidinho e para me curar dessa ressaca literária, Diário de um adolescente apaixonado, publicado pela Novas Páginas (selo da literatura brasileira da Novo Conceito).

                                                       

O autor do livro é um youtuber no auge de seus 17 anos. Eu não fazia ideia da existência dele, mas se a capa do livro diz que ele é famoso, quem sou eu para discordar, não é mesmo? É um livro de curtas crônicas sobre temas diversos desde bullying até crise hídrica. 
Eu concordo com a maioria das opiniões do Rafael, na verdade, acho que ele deve ser um menino de ouro (estou falando que nem minha bisavó, só faltou lançar um "brotinho" no meio). Comecei a simpatizar ainda mais com ele com seu texto sobre o movimento "Eu escolhi esperar". Mas como escritor, não funcionou. Quer dizer, não é que ele escreva mal, mas acho que sua narrativa ainda tem muito o que amadurecer, não estava no momento de lançar um livro.
Além da diagramação ser de extremo mal gosto. Quando eu leio um livro, quero ler as palavras do autor já quando eu assisto à um vídeo no Youtube quero vê-lo. E acho que confundiram isso. TEM IMAGENS DO AUTOR PARA COLORIR NO EXEMPLAR INTEIRO. Irritou-me um pouco. Soou narcisista e cafona. Erraram feio, erraram rude nessa diagramação. 
É um livro leve e rápido, mas nada demais e com crônicas fraquinhas. Para esse gênero recomendo a Martha Medeiros e a Paula Pimenta. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ashes to Ashes - Han e Vivian

Olá, leitores! 
No meio dessa correria que anda minha vida, terminei em uma dessas madrugadas Ashes to Ashes, o volume 3 da série Burn to Burn. Ainda não lançou no Brasil, eu li em inglês mesmo, pois não aguentei esperar! Eu farei um post dando dicas para quem quer começar a ler livros em inglês, já que eu também não sou fluente no idioma e consegui entender tudo perfeitamente. 
* Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores, então, se você ainda não leu, pare e pare agora.


Após as revelações bombásticas do final de Dente por Dente, o livro inicia com todos ainda muito abalados com a morte de Rennie, estão no último ano do ensino médio e sofrem as pressões que o "terceirão*" trás consigo. Lilia está se sentindo culpada tanto pelo o que aconteceu com Rennie quanto o que seu romance com Reeve pode significar para Mary, que anda sumida desde a noite de ano novo. Kat está focada em conseguir uma vaga em Oberlin e mudou muito desde o primeiro livro. Elas deixaram de lado a identidade vingativa, estando Rennie falecida, Lilia tendo um caso com Reeve e Alex, nem elas mesmas entenderam porque queriam vingar-se dele. Exceto Mary, que quer vingar-se de todos eles. Reeve, seu antigo bullie e as amigas, que a traíram.     
Vou começar essa resenha com um apelo: Novo Conceito, publica logo esse livro. Eu já estava ficando doida com o cliffhanger do segundo volume da série, o último até agora lançado no Brasil. 
Eu sou uma louca apaixonada por essa série. Na minha opinião, uma das melhores young adults. E esse último livro não decepcionou, seguiu o mesmo padrão dos livros anteriores. A história foi muito bem costurada, nenhum capítulo era em vão. Todos tinham algo importante para o decorrer da história. 
Minha personagem predileta é a Lilia e obviamente sou Leeve shipper então o epílogo foi um facada, daquelas que espirra sangue para todos os lados, mas eu achei que foi uma boa conclusão da trilogia. Afinal, a vida é assim. Composta de fases. Tudo muda e termina. O período em que a série se passou era passageiro, só uma pequena porcentagem da vida daquelas pessoas de papel. Doeu, é claro que doeu, mas eu achei digno e bem pertinente, então eu sorri e superei. Não foi como se as autoras tivessem "jogado tudo pro alto" como li em alguma resenha por ai, pelo contrário, elas armazenaram os episódios da série nas lembranças dos personagens, assim como nas nossas. O que fez o livro parecer real, o que fez a série parecer eterna. Como se eu estivesse aqui escrevendo essa resenha no mesmo momento que a Lilia está visitando seus pais em Boston.
Recomendo esse livro assim como toda a série, para quem ainda não leu porque está esperando chegar ao Brasil, tenho um recado para vocês: Vale a pena a espera. 
O nível de inglês desse livro é bem fácil, sem muitas palavras rebuscadas. Quando eu comprei fui na cara e coragem, nem consultei para ver se tinha uma escrita mais difícil, porém tudo deu certo!
Ministério da Leitura adverte: Esse livro pode gerar uma ressaca literária. Até agora, um caso foi confirmado.    

* Nos USA, o high school começa no 9° ano daqui, digamos, então é errado dizer "terceirão", o correto seria "senior year", mas eu adaptei para que todos pudessem entender.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

O menino do pijama listrado - John Boyne

Olá, leitores! 
A resenha de hoje é sobre um livro que já tinha ouvido falar, mas nunca realmente tive curiosidade até ser um dos livros complementares da escola esse ano. "O menino do pijama listrado" do John Boyne publicado pela Editora Seguinte, um dos selos da Companhia das Letras. Presumo que essa resenha não chegue aos pés do que a obra merece, mas vou me esforçar para passar para vocês meu deslumbramento a respeito desse livro. 

O Menino do Pijama Listrado

Passado-se na época da Segunda Guerra Mundial, "O menino do pijama listrado" conta a história de Bruno, um menino de 9 anos que é obrigado a deixar Berlim, onde morava numa casa de cinco andares, por conta do emprego do pai e viver num lugar triste e solitário chamado Haja Vista, bem diferente da capital da Alemanha, seu antigo lar, onde as pessoas eram mais felizes. Até que Bruno, explorando o lugar, encontra uma cerca. Uma cerca que mudará sua vida para sempre. 
Essa sinopse foi bem genérica, porque acho que a graça do livro é descobrir o que está acontecendo ao decorrer da história. Eu, por exemplo, não sabia nada sobre a trama quando peguei para ler e achei que foi uma experiência bem interessante captar o que estava ocorrendo junto com o protagonista. 
Bom, o livro é 8 ou 80. Ou você ama ou odeia. Felizmente, funcionou muito bem comigo. Achei simplesmente sensacional. Vi algumas pessoas reclamando alegando que Bruno é um personagem chato, mas eu o achei uma criança encantadora e amei o fato do livro ter sido narrado por uma ótica tão inocente. 
Com a mensagem que o livro transmite lembrei de um discurso muito bonito do Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela sua cor de pele, sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente no coração humano que seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." E isso cabe muito bem no contexto de "O menino do pijama listrado" e não é à toa que a Bíblia diz para sermos como as crianças.  
Super recomendo esse livro, na verdade, é uma leitura obrigatória! Tornou-se um dos meus prediletos e não é por nada que é um sucesso pelo mundo todo. Realmente, esse reconhecimento é mais que merecido. 

sábado, 31 de janeiro de 2015

Ai, meus deuses - Tera Lynn Childs

Olá, leitores!
A resenha de hoje é de um livro para aqueles que sentem saudades de Percy Jackson. Não que a história em si seja igual ou coisa parecida, mas também aborda esse tema de ''mitologia grega nos tempos de hoje". "Ai meu deuses" da Tera Lynn Childs publicado no Brasil pela Galera Record.


Phoebe não pode estar mais contente, acabou de ganhar uma importante corrida e com isso seu nome está sendo considerado para uma bolsa integral na universidade que ela sempre sonhou, a USC, quando sua mãe, que acabou de voltar de férias na Grécia, lhe dá a notícia de ela está noiva de um grego e por conta disso irão morar em uma ilha no meio do mar Egeu.
Phoebe irá frequentar a escola onde Damian, o noivo da mãe, é diretor. Mas o que ela não esperava era essa escola ser exclusiva para descendentes dos deuses gregos e que cada aluno era provido de poderes sobrenaturais. Exceto ela, é claro! A única kako, ou melhor, "sangue ruim" da escola. 
Antes de começar a resenha gostaria de primeiramente comentar: Diana Cordeiro, você está de parabéns! Que capa maravilhosa! Super fofa e tudo a ver com o livro! Mil vezes melhor que a lá de fora! Quando eu escrever um livro, quero que você faça o design da capa.
Elogios à parte, o livro é um infanto juvenil, então pressupõe-se que não será super profundo, rebuscado e de um elevado nível intelectual. Não, mas eu me diverti muito com a leitura e, como já comentei outras vezes, devemos julgar um livro observando seu público-alvo que no caso são meninas mais novinhas.
A história não mostrou muito bem os deuses gregos, na verdade, eles eram citados apenas para distinguir os grupinhos da escola. O que estava mais em evidência eram os poderes dos alunos, porém mesmo assim a escola não tem nada de Hogwarts, parece um ensino médio americano normal.
É um livro encantador, daqueles ideias para relaxar. A narrativa de Tera é super bonitinha, o livro é na primeira pessoa, entretanto não ficou algo cansativo, pelo contrário, adorei a narração de Phoebe. A história em si é bem simples e fluida. Os capítulos são bem extensos, todavia são lidos rapidamente, quando você se dá conta, o livro terminou.
Percy Jackson é um livro melhor e, digamos, mais rico na cultura mitológica além da história também ser mais interessante, mas gostei muito de "Ai meu deuses!", dei 4 estrelas e serviu muito bem para mim que mal leu "Sangue do Olimpo" e já está querendo visitar o Acampamento meio-sangue novamente. 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Top 5: Livros que quero que sejam lançados no Brasil

Olá, leitores! 
Hoje estou aqui com o primeiro Top 5 do ano! Dessa vez, sobre os livros que eu quero muito que sejam lançados aqui no Brasil! 
Só entrou na lista livros internacionais, alguns deles, na verdade acho que a severa maioria, já foram lançados lá fora só que por algum motivo não tem previsão para chegar nas terras verde-amarela. 
  • Ashes to Ashes (Jenny Han e Siobhan Vivian)
É o terceiro da série "Burn to Burn", os dois primeiros foram publicados no Brasil como "Olho por Olho" e "Dente por Dente" pela Novo Conceito e creio que esse volume será traduzido como "Fogo por fogo".
Eu recomendo muito essa série. Uma das minhas prediletas da vida! Eu só li os dois primeiros, mas hoje chegou o exemplar em inglês que encomendei pelo Book Depository! Minha edição é em paperback porque eu escrevo nos livros em inglês, a tradução das palavras ou expressões que eu não sei e eu iria ficar com muita pena de fazer isso em um hardcover, além de ser mais caro. Quero muito que seja traduzido para que todos tenham acesso! 


  • Broadway Lights (Jen Calonita) 

É o quinto livro da série "Segredos de minha vida em Hollywood", uma das minhas queridinhas que merecia muito mais divulgação aqui no Brasil. Creio que será traduzido como "Luzes da Broadway".
Quando estava terminando "Princesa Paparazzi", o quarto livro, estava chorando litros simplesmente por achar que aquele era o final da série, mas depois fui descobrir que ainda tem livros que não foram traduzidos e fiquei extremamente feliz. Ainda não consegui comprar o exemplar em inglês (duvido bastante que a Galera traga-o para o Brasil, o que é uma pena, pois as capas brasileiras dessa série são muito mais bonitas que as lá de fora), mas vi que estava numa promoção por 3 dólares no Amazon e pretendo comprar, se não pela internet, quando eu viajar.  

  • Isla and the happily ever after (Stephanie Perkins)

Não é segredo para ninguém que eu amo "Anna e o beijo francês", meu romance predileto de todos os tempos! Então, imaginem o que eu estou passando desde que soube que "Isla and the happily ever after" ainda não tem previsão para chegar ao Brasil? (Tempos difíceis, meus caros) Ok que eu não achei "Lola e o garoto da casa ao lado" tão bom quanto o romance de estreia da autora, mas o livro da Isla tem tudo para ser simplesmente perfeito! 
Já encomendei pelo Book Depository porque simplesmente não conseguirei esperar, mas ainda não chegou aqui em casa. Achei essas novas capas maravilhosas e espero que a Novo Conceito quando lançar esse livro já com a nova capa faça jackets como fez para "Estilhaça-me" e "Liberta-me", mas como são super queridos creio que farão. O título em tradução livre seria "Isla e o felizes para sempre"




  • Goddess Boot Camp (Tera Lynn Childs)
Eu adorei "Ai meus deuses" (não sei quando farei de fato esse post, mas dependendo de quando for postado eu já terei feito a resenha) e estou muito ansiosa para o segundo volume. Sinceramente, não sei se a Galera trará para o Brasil, pois novamente eles não deram a visibilidade necessária, mas espero, do fundo do meu coração que tragam, pois que recuso a ler um exemplar com essa capa sendo a de "Ai meu deuses" brasileira tão maravilhosa. 


  • The Heir (Kiera Cass)
Obviamente não poderia faltar "A herdeira" o próximo livro da série "A seleção". Se não me engano, será lançado em maio, mas para nós, fanáticos pela série, a data ainda está muito distante! Não temos o que falar da "Seguinte", deu a atenção que o livro merecia e não é a a toa que é um sucesso. A capa está lindíssima e eu estou contando os dias para devorar o meu exemplar. 

 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Um herói para ela - Lu Piras

Olá, leitores!
Hoje estou aqui para resenhar "Um herói para ela" da Lu Piras publicado pela editora Novo Conceito, nossa parceira.


 Bianca está insatisfeita com seu trabalho como advogada e sem perspectivas para um futuro melhor. Se envolvendo com cada vez mais caras errados, sua vida vai de mal a pior. Até que um dia, seus pais inscrevem secretamente um dos roteiros que ela escrevia como hobby em um concurso valendo uma bolsa para nada mais, nada menos que a New York Film Academy.
Vencedora do tal concurso, Bianca faz as malas e parte rumo a Big Apple. Dividindo a casa por dois meses com outra brasileira, Mônica e uma russa, Natalya, Bianca corre atrás do seu sonho de ser uma roteirista. No meio disso tudo, um homem misterioso com uma estranha tatuagem cruza seu caminho, salvando-a de diversas situações. Até que ela descobre a verdadeira identidade desse herói e sua vida que já estava tão diferente do habitual, vira de cabeça para baixo.
Iniciei a leitura desse livro primeiramente porque a sinopse me deixou bem curiosa e depois porque passa-se em Nova York e, como estarei lá em abril, seria um bom livro para atiçar essa ansiedade natural de quando tem uma viagem marcada. 
Tenho sentimentos bastante conflituosos sobre esse livro, mas vou tentar me expressar da melhor maneira possível!
Primeiramente, é um bom livro. Não deixa de ser. A ambientação do livro é sensacional, a autora fez uma ótima pesquisa. As colegas de apê da protagonista são super bem construídas e divertidas, dão um charme a mais para o livro, tanto Natalya quanto a Mônica. Gostei também das partes do voluntariado, fiquei bem tocada com a história do Big John. 
O que me desagradou foram os protagonistas e a narrativa o que está bem interligado entre si. Bianca é uma personagem insuportável. Na verdade achei que esse livro teve um grande "complexo Twilight" que nada mais é que um homem perigoso, misterioso e dominador que se apaixona pela garota fraca, chata e sem graça. Acabei de definir Salvatore e Bianca. Além dos dois não terem química, o livro é cheio de clichês dos romances. 
Eu gosto de romances que eu feche o livro suspirando e isso não aconteceu com "Um herói para ela". A história foi muito caricaturada, um romance fantasioso com cenas fantasiosas não só porque isso nunca iria acontecer na realidade, porque essa é a graça dos romances, mas cenas que são muita viagem da autora que tornam-se até difíceis de imaginar. Parece que algumas dessas cenas vieram direto de "Maria do Bairro" ou de um filme fajuto.
Já a narrativa é na terceira pessoa, mas a autora ficou filosofando, querendo romantizar tudo que deu vontade de pular algumas partes apenas pelo fato de preservar minhas taxas de glicose.
A diagramação está super bonita por mais que eu não tenha gostado dessas pessoas na capa, o restante ficou super harmônico e as folhas tem uma textura super gostosa.
Não é o melhor romance que eu já li, na verdade acho que as obras da autora ainda tem muito que amadurecer. Dei 3 estrelas, não odiei o livro, não foi uma leitura pesada na qual era um martírio ler, mas acho que há romances muito melhores para os que procuram. (Acho que farei um top 5 a respeito disso). Conheço pessoas que amaram a obra e ela em si eu até gostei, mas o romance realmente não funcionou comigo.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Simplesmente acontece - Cecelia Ahern

Olá, leitores!
Esse ano estou tentando resenhar logo que termino o livro e por enquanto está está funcionando! Terminei "Simplesmente acontece" nessa madrugada e estou radiante até agora. Eu já estava bem interessada quando chegou aqui em casa na caixinha da Novo Conceito (<3), mas estava esperando o filme estar mais perto para poder controlar melhor ansiedade, mas quando as meninas do intercâmbio e a própria Paula Pimenta recomendaram que realmente tomei a iniciativa de iniciar a leitura. 


O livro acompanha a vida de Alex e Rosie, amigos de infância daqueles inseparáveis, mas eram sempre separados pelas circunstâncias. Alex se muda para outro país e nenhum deles sabe muito bem se a amizade sobreviverá a distância, mas o que era improvável se torna possível e eles continuam mantendo contato com a mesma intimidade de antes. Ao decorrer dos anos, a vida de cada um deles vai seguindo um rumo totalmente diferente e frenético. Ele, um cirurgião cardiologista. Ela, correndo atrás de seu sonho de ser gerente de hotel. É uma história sobre amor, amizade, erros, acertos e vida, como ela passa rápido e precisamos pensar em nós, não atrasar nossa felicidade. Eu acredito que tudo acontece por uma razão, nos livros a razão é que a autora quis assim, mas os desencontros de Alex e Rosie todos eles tinham algum motivo, assim como também é em nossa vida real. Seu namorado te deu um pé na bunda? Melhor assim. Não temos consciência do futuro às vezes o destino que parecia certo para nós nada mais é que o caminho que nos levará a uma tristeza ou sofrimento. Dê glória a Deus por ele ter te largado ainda em período de namoro não no altar ou com filhos para criar. E por ai vai, mas isso é assunto de um crônica, vamos voltar a resenha. 
O livro é narrado em formas de emails, bilhetes, cartas e cartões postais, o que eu achei sensacional. Tem vários livros com esse formato de narrativa, eu nunca havia lido, mas gostei muito. é claro que às vezes sentimos falta de uma narrativa, mas acredito que tiraria metade da graça do livro. 
É aquele típica obra que você não consegue largar até chegar ao fim. Li em dois dias e, quem tem em casa ou já viu na livraria sabe que é um trambolhão. Eu estava muito curiosa para saber como aquilo tudo ia acabar e o fim não me decepcionou. 
A trama me irritou um pouco, confesso. Os desencontros do casal protagonista  foram exagerados e fez a história parecer forçada algumas vezes. Pareceu que a autora queria encher linguiça para aumentar o número de páginas. Ok que eu adorei o final e achei justo que tudo fosse levado até aquele momento, mas poderia ter sido antes, bem antes. Mas é um livro de escrita leve que ainda sim eu recomendo muito. Só da umas raivinhas aqui e ali, uma vontade de dar uma voadora tanto na Rosie quanto no Alex, mas a gente supera. 
O livro é maravilhoso, com reflexões ótimas e recomendo muito para os fãs de romance de plantão. O filme, se não me engano, será lançado em março e enquanto não podemos assistir a história de Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) nas telinhas, está ai o trailer para deixa-los tão ansiosos quanto eu: