sexta-feira, 15 de março de 2013

P.S Eu te amo - Cecelia Ahern

Olá, leitores!
A resenha de hoje será sobre um livro surpreendente que li recentemente. Lançado pela Novo Conceito, P.S: Eu te amo.


O livro conta a história de Holly, uma mulher de quase 30 anos que acaba de perder o marido, Gerry por um tumor no cérebro. Antes de sua morte, Gerry e Holly, brincavam de uma brincadeira chamada Lista e nela enumeravam o que Holly deveria fazer para caso o marido viesse a falecer, coisas bobas como: Comprar um abajur ou desligar a lâmpada antes de se deitar. Mas Holly não sabia que seu amado levaria essa lista a sério, até que um dia, sua mãe a telefona dizendo que ela recebeu um pacote com o nome de Holly.
Então, a viúva com apoio da família, de suas amigas e das cartas mensais de Gerry, aprenderá que a cada fim pode existir um novo começo.
A narrativa flui super bem e quando vê já devorou cem páginas em um piscar de olhos. Estava com um pé atrás para essa leitura, confesso. Não curto dramas ou temas extremamente melancólicos, mas me arrependi e paguei a língua com a obra de Cecelia Ahern. Sua escrita é ágil e Holly é uma personagem forte, determinada, está apenas seriamente abalada.
Recomendo bastante, não assisti ao filme para fazer comparações, mas quanto ao livro, é cinco estrelinhas.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Esperando por você - Susane Colasanti

Olá, leitores!
Estou aqui para resenhar um livro que recebi este mês pela Novo Conceito, "Esperando por você" da Susane Colasanti. Eu estava com expectativas muito altas e acabei me decepcionando um pouco, mas faz parte, temos que encarar isso. 


Marisa é uma adolescente comum que, ao iniciar o Ensino Médio, tem outras perspectivas e torce para que tudo seja diferente nessa nova fase. Ela é apaixonada pelo surfista e popular do colégio, Derek, que até então nem sabe que ela existe. Mas para enrolar ainda mais os sentimentos de nossa protagonista, uma antiga amizade vem à tona trazendo algo mais que somente amizade. Nash, parece ter alguns sentimentos a mais. Passando por problemas típicos dessa fase, a menina conta também com a ajuda de um DJ anônimo e sua melhor amiga.
É o típico livro: Uma menina, dois garotos. Que desde a primeira página ou desde a leitura da contracapa já sabe o final. Clichê, daqueles que passam toda semana na "Sessão da tarde".
Mas, mesmo assim, é um bom livro, a protagonista é comum, mas ela tem uns pensamentos bem avançados para idade. Outro ponto legal é que ela não é sonsa, ela consegue ver o que está abaixo de seu nariz e isso é um ponto positivo. 
A narrativa é leve, capítulos são curtos, mas a história não convenceu. Os personagens são bem construídos  mas não me apaixonei por nenhum. 
Recomendo para uma tarde chuvosa, não é nenhum martírio a leitura. Li em um dia e não me arrependo, mas como estava com bastante expectativas, eu me decepcionei, pensei que iria inovar, porém não foi nesta vez.  Leia e tire suas próprias opiniões. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Sessão Pipoca: A Era do Gelo 4

Olá leitores! 
  Bem, aqui é a Duda! Sim, sim! Estavam esperando a Lívia, néh? Ahhh! Hoje me deu saudade de resenhar filmes. 


   O filme tem várias histórias secundárias, porém a principal é a de Manny, um mamute que é um tanto super protetor com sua filha, Amora. Uma mamute adolescente que quer curtir, paquerar, sair, passear, pular pelos galhos das árvores pendurada em sua tromba, ou seja, quer  ser uma adolescente como qualquer outra, exceto a parte das árvores, porque não, nem os mamutes  pulam pelos galhos das árvores pendurados em seu tromba. Então, após Manny fazer a filha pagar um grande "gorila", os dois brigam feio. Mas com a Pangeia (separação dos continentes), causada, no filme, por Scrat o esquilo que está sempre a procura da sua noz, Manny e Amora se separam, o que causa um grande peso na consciência da mamute, pois seu pai se distanciou dela em um pedaço de gelo e, querendo ou não, Manny corria mais perigo que a garota. 
   Mas... Nem com a Pangeia, Manny, Sid e Diego se separam eles embarcam juntos em um iceberg com destino indeterminado, agora, com a presença na avó de Sid, mas isso já faz parte de outra história. Eles enfrentaram muitos perigos, aventuras e desventuras, que valem a pena conferir. 
   Amei o filme! E não é só porque tudo com suas melhores amigas é incrível, não, viu? O filme é cheio de ação e, por mais que não seja o tipo de filme intelectual e super maduro que 3% dos telespectadores entendem o que se passa, não é muito infantil ou bobinho. É o tipo de filme que em todas as galáxias agradará crianças, mas não é só este público que a turminha de "A era do gelo" encanta, se é que me entende...

   Meu personagem predileto sem dúvida é Scrat. Ele costura o filme inteiro, sem contar que ele é super engraçado e fofo. Toda vez que aparecia, me rendia boas risadas! Sem comentar que amo esquilos, néh?
   Claro que eu já havia assistido à A era do Gelo 1, 2 e 3, mas eu, para ter noção, não lembrava nem o nome do mamute. Mas entendi o filme perfeitamente, ou seja, não tem necessidade de ser assistido na ordem correta. Ok que você pega uns spoilers básicos, mas não é nada do tipo "Já sei tudo dos anteriores. Até perdeu a graça.".
O filme é uma gracinha. Super recomendado.
  

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Top 5: Personagens femininos

Olá, leitores!
Dando continuidade a nossa coluna "Top 5", apresento-lhes aqui mais uma lista. Desta vez de personagens femininos marcantes. Lembrando que não está em ordem de preferência. 

  • Katniss Everdeen (Jogos Vorazes - Suzanne Collins) 

Apesar de tudo, eu amo a Katniss, ela é uma personagem determinada, sagaz e fria. Chamou minha atenção desde o primeiro livro, mas foi me perdendo nos outros dois. O egoísmo dela me fez sentir raiva e sua determinação ficou no passado. Mas, mesmo assim, ela ainda é especial e tem um pedacinho do meu coração. Tenho certeza que a antiga Katniss está lá em algum lugar, só se recusa  a sair. Ela é uma personagem forte, inabalável e fria, isso me fez admira-la.   
  • Hermione Granger (Harry Potter - J. K. Rowling)

Como não amar essa bruxinha? Metida, inteligente e fofa, Hermione Granger é, sem dúvida, uma minhas personagens prediletas. Ela me encantou nas páginas e nas telas. Tenho eterna admiração por ela. Sua inteligencia é louvável e suas atitudes também! Hermione sempre terá um grande espaço em meu coração! =)
  • Fani (Fazendo meu filme - Paula Pimenta)

Fani é uma linda. Princesinha, Fazendo meu filme foi um livro que ajudou a formar a leitora que sou e, por ele, sou eternamente grata, assim como a protagonista. Sua timidez é uma arma de seu charme. É uma de minhas personagens prediletas. A protagonista é uma menina comum, daquelas que se esbarra na rua e isso a faz se tornar real e apaixonante. Livro recomendado e personagem também. 
  • Annabeth Chase (Percy Jackson e os olimpianos - Rick Riordan)

Eu juro que eu não iria coloca-la, mas quem mandou gostar tanto dessa personagem?
Filha de Atena, não dá para não fazer comparações à Hermione Granger, mas, ao decorrer na série, ela foi se destacando e ganhou um lugar especial em meu coração. Sei que muitos acham ela metida, isso e aquilo... Legal, é a opinião de vocês. Com certeza vocês também gostam da Rachel, mas isso é outra história. Eu amo a Annabeth e ela sempre será uma personagem marcante. 


  • Beatrice (Divergente - Veronica Roth) 

Tris é uma personagem diferente. Ela é uma protagonista forte, mas ela não consegue enxergar, pela maneira como foi criada. Portanto, ela mexe com minha curiosidade. Sua narrativa é ótima, fluída e tive, quando escolheu sua facção, a sensação de que caí de paraquedas ali, como ela.  Me identifico muito com sua personalidade (I'm Divergent)  e por essas e outras, é mais que merecido ela estar na lista. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cidade das cinzas - Cassandra Clare

Olá, leitores!
Depois de quase terminar a série, faço resenha do segundo livro. Que blogueira dedicada eu sou... Enfim, tardei com essa resenha, pois é muito difícil de escrever. Essa série me cativou (Tu és responsável por tudo aquilo que cativas, portanto, Tia Cassie, venha cá resenhar em meu lugar.) e é realmente muito díficil fazer uma resenha que chegue ao nível do livro.


Só eu achei que, na capa, a Claire tá com uma cara meio esquisita? De Lord Voldemort? 
Após a brilhante revelação no fim de City of bones, Clary quer voltar a sua vida normal, escola, amigos, tardes com Simon, mas como ser normal quando descobre que criaturas como lobisomens, fadas e vampiros, existem? Ainda mais sabendo que mesmo indiretamente faz parte deste "novo" mundo? 
Para variar, há cidadãos do Submundo morrendo sem explicação. E todas as armas apontam para Jace. Será que por trás daquela pinta de bad boy haveria traição. Será que Jace estaria lutando ao lado do pai nessa guerra? Isso é o que veremos.
Uau. Por onde começar? Por Jace, é claro. Diferente de muitos mocinhos com ideias iniciais boas que depois se perdem, Jace mantém a linha. É o mesmo irônico, irresistível e sarcástico de sempre. Respostas prontas, estão mais do que nunca em seu vocabulário, mas em todo mundo em sua cola e, pode apostar, seu sarcasmo não será bom para nosso marido Caçador de Sombras.
A narrativa e trama da Cassandra Claire evoluiu muito. Ela está de parabéns, realizou seu trabalho com louvor. Mas ela é má, ama triturar, esmagar e zombar com nossos corações. Neste livro temos também a cena que mais amo em toda série (Corte Seelie).  
Se não gostou de Cidade dos ossos por algum motivo (a ponte é logo ali, aproveita e se joga. Brincadeira, pessoal, cada um tem sua opinião e eu respeito muito ela.), dê uma chance a Cassandra Clare. Ela melhora a cada livro seja com a trama seja com narrativa. 
Estes riscos foram culpa da Juliette (Estilhaça-me)! 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Resenha: O Mar de monstros

Olá, leitores!
Não deve ser novidade para ninguém que curto bastante a série sobre mitologia de Rick Riodan. E, hoje, quase um ano depois, resenho o segundo volume de "Percy Jackson e os olimpianos".


Neste segundo volume, o Acampamento Meio-Sangue corre perigo. As barreiras de segurança estão fracas, por conta de um envenenamento na árvore de Thalia, a filha de Zeus que deu a vida para salvar  seus amigos. 
Ainda por cima, Grover, o fiel escudeiro e amigo para todas as horas de Percy, corre perigo em sua procura por Pã, o deus da natureza.   
Agora nosso herói deverá embarcar em uma aventura ao lado de Annabeth para salvar o acampamento e ajudar seu melhor amigo. 
Mais uma vez Rick dá um banho de conhecimento sobre nós. A cada página descobrimos um pouco mais sobre mitologia grega, um assunto que eu, particularmente, adoro. 
E neste livro começamos a ver sombras de um futuro romance e isso é bem instigante. Não apareceu, mas já dá pistas bem leves. 
O livro um tanto mais sombrio, mas ainda com aquela ingenuidade típica de Percy Jackson. Não é recomendado ler durante o ano letivo, pois te força a ler aquele capítulo que se multiplica, se é que me entende... Realmente é bem difícil cessar a leitura. 
Neste livro também decido meu parentesco. Sou filha de Atena, leitores. Mas, pera lá, não sou Maria vai com as outras, não! Tenho toda uma história com essa deusa, *além de gostar muito de Annabeth*, é minha deusa predileta depois de Héstia, mas, por motivos pessoais, essa deusa é impossibilitada de ter filhos. Agora a pergunta: "Por que você gosta dela? Eu se eu nunca ouvi falar? Qual o nome dela mesmo?". Héstia, gente. Representei ela em uma peça e, sim, crio vínculos com meus personagens. 
Livro super recomendado, mas, por favor, não demore um ano para ler a continuação como eu. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Resenha: Estilhaça- me

Olá, leitores! 
Colocando as resenhas em dia, estamos aqui com a resenha de "Estilhaça-me" da Tahereh Mafi um livro que li nas minhas férias (tão perto e tão longe...)


O livro conta a história de Juliette, uma jovem não tão normal, digamos. Juliette tem um dom (ou uma maldição), seu toque é letal. 
E quando o "Restabelecimento" toma o controle, alegando restaurar o mundo das cinzas, começando-o do zero, a jovem é trancada em uma cela na qual passa 264 dias sem ter contato humano. 
É uma distopia e, devo confessar, tive uma relação de amor/ódio no inicio. Não sabia ao certo o que estava me desagradando, mas tenho a leve impressão que só estava com medo, pois diferente de certas distopias, como Jogos Vorazes, "Estilhaça-me" se passa em um futuro nem tão distante. Acho, sim, que a água um dia poderá se esgotar e a comida ficar escassa. Mais ainda, acho que nesses tempos de crise é bem capaz que esses maníacos por poder convençam a sociedade fragilizada a concordar com suas regras banais... 
A narrativa é ótima e amei as partes riscadas se contradizendo com o texto. Tahereh tem talento e em sua estreia ela prova isso com louvor. 
A trama em si, só me ganhou no fim, mas, ainda assim, gostei bastante. 
Como toda distopia, "Estilhaça-me" também faz uma crítica a sociedade atual. Referindo-se a como ela é influenciável e frágil. 
Recomendo tirar suas próprias decisões na leitura, pois, as críticas sobre a obra estão sendo bem diferenciadas. =)