segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Expectativas Literárias & Especial Ano Novo.

Olá, leitores!
Está todo mundo animado para a contagem regressiva? Estes últimos segundos do ano nos enchem de esperança, não é? Todos querem mudar, se renovar e prometer que fará tudo diferente. E, para me organizar, sempre escrevo expectativas literárias e do dia-a-dia para o novo ano que está por vir. E agora vocês irão conhecer um pouquinho mais dos meus objetivos literários para 2013. 

  • Ler 50 livros no ano. Este ano li 35. Tenso, mas tenho uma explicação, eu fui estudar de manhã e, com isso, no início do ano, eu chegava da escola e dormia, ou seja, não tinha organização nenhuma e, como eu leio de tarde, eu atrasei muito minhas leituras no começo. 
  • Apostar em crônicas. Eu amo livros de crônicas e uma crônica bem feita que o autor pense da mesma forma que eu, então, não tem para ninguém e este ano posso contar dos dedos de uma mão quantos livros do gênero li. Portanto, este ano elas vem com tudo.  
  • Postar mais no blog. Em 2013, não quero deixar que nada atrapalhe o ritmo de postagens no blog. Seja problema pessoal, ou qualquer coisa. Porque sou leitora de blogs e é o horrível quando o blogueiro tem um problema pessoal. Isso acontece, mas farei o possível para que não ocorra com frequência. Mas, devo avisar, não sou uma máquina. Eu tenho vida e nela imprevistos acontecem.    
  • Bater minha meta de leitura. Missão 007. Será tenso bater minha meta de leitura, porém eu vou conseguir. Eu acredito! Todo mundo com pensamento positivo, hein?
  • NÃO comprar livros até esta pilha acabar. A Duda do futuro deve estar rindo de mim agora, mas... Eu pretendo, viu? É impossível para um leitor, ainda mais blogueiro, entretanto eu vou conseguir. 
  • Assistir todas a séries que eu quero. Leia-se: terminar Gossip Girl e Pretty Little Liars. Depois pensar em alguma série para inserir na conta.
É isso. Qualquer coisa eu insiro aqui. No problem. Me conte qual é sua meta de leitura. Deixe links de posts como esse no seu blog, eu quero saber! Comente tudo!  
Enfim, desejo um ótimo Ano Novo para vocês que seja repleto de alegria, paz, saúde e que todos seus sonhos e metas se realizem. Lembre-se que são muito importantes para mim e que qualquer coisa é só gritar. Pois estarei sempre aqui para quem precisar.  Prepare-se para contagem repressiva! 10...9...8...7...6...5...4... Feliz Ano Novo! Que 2012 seja uma lembrança feliz para vocês, pois para mim será, ainda mais, pois passei ao lado de vocês que me enchem de alegria a cada comentário, recadinho, e-mail... Obrigada por tudo. Por isso que eu digo, meus leitores são os mais amados, especias e fofos do Brasil! 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

The best books of the year

Olá, leitores!
Estou aqui hoje para fazer um post especial, "The best books of the year". Como o título já sugere, vou comentar sobre as melhores leituras do ano! 
Foi muito difícil de selecionar, mas aqui está uma coletânea geral. Pois cada livro tem seus lado bom e ruim, então essa manhã fiz um tour pela minha estante do Skoob, reli minhas resenhas, li todas as sinopses outra vez e ai está o resultado. Espero que gostem!  



"Como (quase) namorei Robert Pattinson" foi minha primeira leitura do ano. Havia me interessado na história e, sem nenhuma pretensão sentei para ler na livraria. Me conquistou desde o primeiro capítulo e fluiu super bem até a última linha. Na Bienal de São Paulo tive o enorme prazer de conhecer a autora que é uma fofa, por sinal. E novamente digo, esse livro conquista até aqueles que não são amantes da Saga de Stephanie. 




Os livros "Sussurro" e "Crescendo" foram, sem dúvida, os melhores livros sobre anjos que já li. A protagonista é fraca, mas o mocinho supera as expectativas. Patch é sem dúvida um de meus maridos de papel. A história te prende e te faz devorar o livro em uma noite, no meu caso. 
Resenhas: Sussurro e Crescendo




Sabe aquele livro que você fica triste quando termina simplesmente porque  queria viver na história? Pois aqui está! O livro é "Anna e o beijo francês". É aquele típico livro fofinho que quando chega ao fim você dá um suspiro e tem vontade de reler, reler e reler. Clima é totalmente exótico, frio e delicioso. A leitura flui e você cai de amores pelo St. Clair (tira o olho, ele é meu marido!), por que não existem garotos como ele na vida real? 





Agitado, leve, cheio de música e romance. Este é "Sábado à Noite" da Babi Diva Dewet. O livro transborda bom humor, jovialidade e tiradas demais! Só não digo que quando termina fica com um sorrisos no rosto, pois, no meu caso, eu me debulhei em lágrimas. Você que leu sabe o porquê. Sim, sim! Nunca disse que não era manteiga derretida! Entrou na prateleira de ouro facilmente! 






Vazia, sim, mas "Prateleira de ouro" sem a Paula nunca! Os livros em questão são: "Fazendo meu filme 4" e "Apaixonada por palavras"  Sendo "Apaixonada por palavras" seu livro de crônicas, posso dizer que terminei-o em um voô Congonhas - Santos Dumont. A leitura é tão suave que... "Ops! Terminei!". Já o fim da série perfeita foi barra pesada ler no meio de lágrimas! Fani e Léo always 






Momento sinceridade: Nunca vi nenhum livro que tenha um assunto tão polêmico ter essa leveza e este gancho que te prende até a última página, mas, é claro, eu ainda não conhecia a Lycia Barros. Ela tem um poder com as palavras e te faz ser arrastado para o meio de sua história. E só ao terminar a leitura você se lembra que não fazia parte da história! "Tortura cor-de-rosa" é um livro apaixonante. Você torce, vibra e defende os personagens! Magnífico! Não é atoa que recebeu essa homenagem!  
Resenha






A "Trilogia Voraz" não pode ficar de fora. A crítica perfeita à sociedade atual contrastado com a distopia de alucinar causa prenda de respiração dos leitores, suspiros e, no meu caso, choro, olheiras e mais lágrimas! "Em chamas" é, sem dúvida, o melhor da série. Também, pudera! No volume conhecemos meu marido, Finnick Odair! Repleto de sangue, sagacidade e mortes. A trilogia Voraz virou minha queridinha! E, momento spoiler de "A esperança" (Passe o mouse por cima da mancha): A morte do Finnick foi mais impactante que a da Prim, na minha opinião. Pronto, falei!  
Resenhas: Jogos Vorazes e Em chamas "A esperança" - Em breve.


Estes foram os melhores do ano. E você? Como está sua prateleira de ouro? Comente aê! Adorarei saber! 
Duda Oliveira

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Resenha: Em chamas

Olá, leitores sobreviventes! 
Há algum vivo para conferir a resenha de um livro que mudou minha vida? Ah! Que beleza! Então, sente-se, pois preciso compartilhar com vocês mais uma leitura bem sucedida! :) 


Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da série, portanto, se ainda não leu Jogos Vorazes, recomendo você a levantar desta cadeira agora e ir correndo adquirir seu exemplar. 

Demorei muito para vir aqui fazer esta resenha para vocês, perdão, mas creio que vocês entendem o que é o fim de ano (ou fim do mundo?), corre para cá, compra presente para lá, prova para todo lado e opa!, esqueci de respirar.  Vamos logo a resenha... 

Katniss agora é uma vitoriosa. Dinheiro é o que não falta para a jovem. Dai você pensa, "Uau! Que legal! Agora ela está feliz, parou de reclamar um pouco da vida... Pode se ocupar com outras coisas a não ser dar comida para sua família..." Hahaha Risos para vocês, leitores! Este foi o ponto fraco do livro, o início. O que fez eu adiar esta leitura. Ela é uma chata no início de "Em chamas". Toda sagacidade que ela tinha foi transformada em dinheiro, só pode. Ela reclama da vida mais do que nunca. Não pois não tem nada para comer, mas porque ela tem e a população do 12, não. 
A jovem, depois de estender aquelas amoras-cadeado para Peeta, virou o símbolo de rebelião dos distritos e isso não agradou o presidente de Panem, Snow, que iniciou uma série de ameaças a protagonista exigindo que ela continue seu "romance" com Peeta. 
Neste ano, há uma edição rara dos Jogos Vorazes, o Massacre Quartenário. Acontece a cada conjunto de anos e, nestas edições, a umas pequenas mudanças nas regras do Jogo. Este ano, retornam a arena um par de vitoriosos sorteados. Ai chegamos a parte boa. Os Jogos. 
Peeta e Katniss retornam a arena. Totalmente mudada e mil vezes mais mortífera, agora não mais com crianças assustadas, mas, sim, com pessoas determinadas que sabem direitinho jogar aquele jogo, pois já venceram uma vez e podem muito bem vencer novamente.
Eu amei esse livro! É o melhor livro da trilogia. A narrativa de Suzanne não perdeu o pique e continua ágil, gostosa e sanguinolenta! 
Já os personagens estão mil vezes mais cativantes que os do primeiro livro! Haymith, o bêbado que eu detestava, se mostrou um dos personagens mais sagazes que já conheci! 
Neste volume também conhecemos meu marido, Finnick! Um vitorioso do distrito 4 que se tornou um vencedor com 14 anos, detonando seus adversários com um tridente. Ele é engraçado, ele é lindo, ele é sagaz, ele é atraente, ele é mortífero e pode te matar com apenas um movimento de seu tridente. Ele me ganhou facilmente, desde a primeira aparição, aquele garoto bronzeado e boa pinta, como Katniss narra. 
Outro personagem que eu comecei a odiar foi Peeta. Oh garotinho chato... Mimado, lesado e um peso nas costas de todos os tributos! Deu muitas vezes vontade de dizer: "Fofo, você pensa que é quem? Levanta e corre, retardado! Ou morre de vez e me deixa em paz!". Um pouco bruto, não? Mais foi isso que me veio na cabeça em uma parte que não posso narrar, mas tenho certeza que, se já leu, sabe qual estou falando...
Leitura recomendadíssima! Mas aconselho você a ter um pouco de paciência com início. Que é super arrastado! :) 
Bom fim do mundo para vocês, terráqueos!
Duda Oliveira Odair.       

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ases da Literatura

Olá, amores!
Hoje venho aqui divulgar a antologia na qual eu participo. 
Há uns meses atrás, a autora consagrada Lycia Barros, reuniu 20 autores de seu curso de escrita "Fábrica de autores" para juntos participarem de uma antologia que seria publicada em um selo dentro da editora Novo Século. 
Criamos os contos com o tema: "O último dia antes do fim do mundo." 
Cada um dos autores escreveu contos distintos sobre diferentes pontos de vista desta grande catástrofe mundial. 


O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO


"Vinte visões sobre o último dia antes do fim do mundo. Uma antologia emocionante e surpreendente, que vai fazer você refletir sobre os piores medos, angústias e valores do ser humano. Contos surpreendentes da primeira à última linha que vão abalar suas estruturas, e talvez mudar seus conceitos sobre este suposto cataclismo."   
O lançamento no RJ ocorreu dia 09/12 no Starbucks do Via Parque (Barra da Tijuca). Mas não esquecendo da Terra da Garoa, realizaremos um evento em São Paulo em Janeiro/Fevereiro. Portanto, fiquem de olho nas novidades. 

Confira o booktrailer: 




Para mais informações, basta nos seguir nas redes sociais: 
Facebook: http://www.facebook.com/asesdaliteratura
Site oficial: http://asesdaliteratura.wix.com/home
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/279304 
Autora: http://www.skoob.com.br/autor/7657-duda-oliveira 


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cobertura de eventos: Noite de autógrafos com Scott Westerfeld e Justine Lambalestier

Olá, galerinha!
Dia 27/11, a Cidade Maravilhosa recebeu Scott Westerfeld e Justine Larbalestier para uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Fashion Mall. E eu, é claro, não poderia ficar de fora dessa. Fui até lá e quando cheguei quase cai para trás. A livraria estava praticamente vazia. Nada de filas quilométricas ou algo do gênero. Ok que eu tinha uma noção de que não iria lotar, até porque, as pessoas tem coisas para fazer em plena terça-feira, mas nunca passou pela minha cabeça estar do jeito que se encontrava. Mas não reclamei, pois quando menos fila, melhor, há de convir... 
Chegando a hora de falar com o casal, eu quase gelei! Fiquei com medo haver alguma falha quando pronunciasse palavras no outro idioma. Não que seja leiga no inglês. Que nada! Entretanto também não falo perfeitamente. Sou melhor até compreendendo e escrevendo do que realmente falando.  Mas acabou que não houve nenhum problema. 
Perguntei ao Scott se ele preferia o Rio de Janeiro ou São Paulo, então ele me olhou um uma cara engraçada e disse:
"I liked the two cities, but I like the beach too. And I love Rio de Janeiro."
 Desculpe, paulistas, porém Scott ama minha cidade, o que posso fazer? Hahahaha
Já Justine me contou que era natural da Autrália e disse que a diferença no inglês australiano e americano e muito pouca. 
"In U.S.A. there too much violence in Australia, no.". 
Ambos perguntaram de que time eu era, pois afinal, eles estavam autografando o "Zumbis X Unicórnios", então respondi que estava no time zumbi, óbvio!
Então eu disse: 
"Zombies are terrifying!"
Então Justine olhou para mim e disse: "Terrifying things is cool!"
O mais engraçado de tudo é o Scott tentando falar português. Da Justine nem tanto, pois ela fala espanhol fluente, então ela consegue pronunciar um "portunhol" básico. Por fim, nunca mais vou me esquecer, eles disseram: 
"Duda's a super cute name!"
Não são uns fofos?



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Resenha: Divergente

Olá, leitores!
Pensei até em não resenhar este livro. Sabia que palavra alguma poderia descrever minha emoção após o término do mesmo. Mas isso seria uma certa dívida com vocês. Devem saber por que apreciei tanto a leitura e o porquê Divergente entrou para meus prediletos.
Confesso que não tive empatia instantânea. Li uma resenha achei que deveria ser mais uma distopia desta febre que está havendo em cima do gênero. Até que meu melhor amigo começou a comentar sobre o livro, sobre como estava a fim de ler e etc... E por coincidência do destino eu ganhei Divergente de presente. 
Sabe aquela olhadinha sem pretensão que dá quando está com qualquer livro na mão? Fiz isso... Entretanto a partir dai não consegui interromper a leitura até chegar aos agradecimentos finais. Virei noites e noites lendo até que quando cheguei ao fim, quase cai para trás. A editora Rocco não tem nenhuma previsão para o lançamento de "Insurgente", o segundo livro da trilogia no Brasil. Triste, mas tudo ainda não está perdido. Já encontrei aqui no Brasil o livro em inglês e traduções amadoras na internet. Ok que nenhuma das duas alternativas se compara a ter o livro físico e traduzido, mas entre nada e as opções... Chega de "Blá, blá, blá", vamos ao que interessa. 


O livro é narrado em uma Chicago futurística. Onde as pessoas eram classificadas em facções e cada uma delas cultuava uma virtude que se opunha a um terrível defeito, elas eram: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. 
E a trama é narrada por Beatrice. Uma menina comum, nascida na Abnegação que sentia que aquele não era seu lugar. Ela não era altruísta, mas, ao completar dezesseis anos, quando cada jovem tinha o direito escolher a qual facção gostaria de servir, trocar de sua facção de origem significava deixar sua família e ter que reconstruir sua vida em outro lugar totalmente diferente. E quando atingiam a determinada idade todos os adolescentes se submetiam a um teste no qual apontava para qual facção você estava mais preparado, porém, ainda sim, tinham o direito de escolher a qual pertenciam. Todavia não era apenas escolher qual grupo queria fazer parte, que estava automaticamente integrando ele. Precisa-se passar por uma iniciação. Caso não consiga passar por essa iniciação, você se tornaria um sem-facção.  A coisa mais terrível que pode te acontecer neste mundo. 
Mas o teste de Beatrice não dá um resultado muito comum, digamos. Mostrou que ela é uma "Divergente", ou seja, seu resultado foi indecisivo. E quando a garota deve escolher qual facção irá pertencer, ela surpreende à todos, inclusive, ela mesma. 
Agora "Tris" deve ser adaptar com o novo modo de vida. Com seus novos amigos e, quem sabe, não viverá um novo romance?
Eu amei o livro. Passei noites em claro com os olhos grudados nas páginas e, no fim, fiquei com gostinho de quero mais. 
Me apaixonei pelos personagens! Quatro é perfeito! Mas, diferente dos outros, a perfeição dele não é meiga, nem gentil, muito menos adorável. Ele é um bad boy, irônico e corajoso que tem valores... Contudo acho que foi sua ironia e seus valores que me ganharam. Ele surgia com cada tirada que eu gargalhava quando era sua fala. Ele me lembrou Patch de "Hush, Hush". 
A trama em si é super animada, mas, é claro, tem o peso da distopia que é quebrada pelo romance e pela narrativa. Tudo no livro é extremamente calculado, a intensidade do romance, o ritmo dos acontecimentos... Bem, virei fã de Veronica Roth, me viciei em seus personagens e amei a leitura intensamente. Ou seja, mais que recomendada. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sessão Pipoca: O Diário da Princesa 2

Olá leitores! Aqui é a Duda de novo! 
Sim, sim, galera! Estou em uma incontrolável fase "Pipoca" ou "Fani", ainda não decidi o nome da minha fase. Só sei que estou assistindo a muitos filmes e adorando isso.  As minhas leituras estão todas em ordem, ou seja, o ritmo das resenhas literárias irão continuar o mesmo. E ainda teremos a presença mais que especial da Lívia! 
Enfim... O filme que vim resenhar hoje é aquele típico filme que todo dia, qualquer hora do dia, você liga sua televisão e ele está sendo transmitido. Nem gosto de falar que é uma adaptação do livro da Meg Cabot, porque a série tomou um rumo totalmente diferente nas telinhas. Mas, desta vez, farei resenha do segundo filme do sucesso O Diário da Princesa. 



Desta vez, Mia está em Genovia. Se formou como foi exigido e partiu para governar um país. Mas, quando nossa pequena princesinha chega lá, tem a notícia que só poderá ter o poder sob Genovia quando se casar. E Amélia tem um prazo de trinta dias para arranjar um bom pretendente e fazer a cerimônia. Como se não bastasse, Mia termina se apaixonando por um rapaz cuja a família quer roubar seu trono. 
Bem, confesso que gostei mil vezes do primeiro filme. Sem dúvidas. Porém Diário da Princesa é sensacional, fala sério! O filme é super bem bolado e eu simplesmente amo a personalidade de Mia. 
Nossas Anne Hathaway e Julie Andrews dão um verdadeiro banho de atuação e adoro como a realeza é retratada. 
Já assisti este filme um milhão de vezes e não me canso. Decoro falas, canto junto com os atores e fico apreensiva como se fosse a primeira vez como telespectadora. Mas, novamente, a adaptação não foi NADA fiel ao livro. Paciência...