segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Resenha: O Ladrão de Raios

Olá leitores, 
Estou aqui para resenhar um livro que, sem dúvida, entrou para meus prediletos facilmente, O Ladão de raios, volume 1 da série Percy Jackson e os olimpianos. 


O livro conta a história de Percy Jackson, um garoto nova-iorquino comum, quero dizer, nem tanto... Aos doze anos o menino descobre que é um meio-sangue, ou seja, que é um herói da Mitologia Grega e é acusado de roubar o raio mestre de Zeus, o objeto mais poderoso do mundo.  Perseu é enviado para o Acampamento meio-sangue onde treinam os heróis e de lá ele é mandado para uma missão recuperar o raio mestre e entregar ao deus dos deuses e resgatar sua mãe, que, durante a viagem para o acampamento, foi levada por Hades para o submundo. E, é claro, tem seus fieis escudeiros: Grover, um sátiro e Annabeth, filha de Atena, deusa da sabedoria.   
Eu não tenho palavras para descrever o quanto eu amo este livro! Sem dúvida foi um dos melhores do ano. E escrita é simples, suave e envolvente. Rick sabe como utilizar as palavras. 
Sem comentar da trama, cheia de ação, mistério, História, só faltou uma pitadinha de romance (se é que me entende, sr. Riordan). A estória também é muito bem bolada e é o que torna o livro marcante. 
Minha personagem predileta sem dúvida foi a Annabeth, gostaria de ser como ela, forte, decidida... Sem comentar que ela é filha da minha deusa grega favorita, Atena.
Estes dias estava vendo um debate sobre o livro no Skoob que me chamou muita atenção, o homem estava citando as semelhanças com a saga Harry Potter, até então não tinha reparado, mas a medida que ele citava os motivos ia caindo a ficha. O tema em si não há nada de semelhante, entre magia e mitologia há um grande espaço, mas se pararmos para analisar os detalhes há sim muitas semelhanças, o que não gostei no debate foi que o homem acusa o Rick de quer "pegar carona no sucesso" da J.K Rowling, achei esta parte totalmente sem nexo. Não vou me aprofundar em detalhes, se quiserem, me contatem no Twitter, Facebook, e-mail, via sinal de fumaça que eu respondo!  
Enfim... Leitura recomendada! =D  

4 comentários:

  1. Sou simplesmente apaixonada por Percy Jackson, assim como amo qualquer outro livro que tenha um dedo do Rick Riordan. Fã, fã, fã.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi, Duda!
    Sou pouco ligada á mitologia grega. Mas acho que é a segunda resenha positiva que leio desse livro só hoje e acabei ficando curiosa!
    Ah, eu sinto falta de uma pitada de romance em muitos livros. Tem o "casal", mas o autor não estar nem aí para isso o.O

    PS: retire a verificação de palavras para facilitar os comentários no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Bom acho que vou ser odiado por dizer isso, mas Percy sempre vai ser melhor que HP, tanto por seus personagens como pela facilidade de roteiro que o autor coloca em casa livro da serie, gostei da sua resenha tambem vejo este livro com um dos que eu amo de verdade.
    Bjos
    Felipe Manigold
    www.ojovemescritor.com

    ResponderExcluir
  4. Um livro simplesmente sensacional. Vai muito além do que uma simples história sobre mitologia grega e tudo mais. Este livro nos proporciona a saber mais, a pesquisar mais sobre o assunto abordado. Em particular, isso aconteceu comigo. Fiquei fascinado com este livro e por do mesmo, comecei a montar minha primeira coleção de livro: Percy Jackson e os Olimpianos. O modo como Rick Riordan introduziu os personagens juntamente aos dias de hoje ficou simplesmente perfeito.
    Uma das únicas coisas que eu achei que faltou foi um pouco mais de "maturidade", Rick Riordan simplesmente nos trata como criança nesse livro. Porém mesmo com esse detalhe o livro continua sendo bom.
    Uma série instigante do começo ao fim. Este não foi apenas um livro que deixei de lado, pois através dele comecei a ter vontade de ler de verdade. Estou no quarto livro da série e esta cada vez mais surpreendente. Riordan faz da mitologia, algo que se não é estudado a fundo, torna-se complexo, parecer algo simples.
    O romance não é algo que devesse ser investigado muito a fundo nesse livro, quem sabe nos próximos quando os personagens se interagir mais.
    É uma pena vermos que ridicularizaram o livro quando fizeram o filme. Mais uma vez o cinema estragando bons livros.

    ResponderExcluir