domingo, 27 de janeiro de 2013

A saudade é o sentimento mais voraz de um ser.

Olá, leitores!
Hoje estou aqui para comentar sobre uma série de livros que tive o prazer de conhecer em 2012, "Jogos Vorazes".
Não faz muito tempo que, no Twitter, comecei a escutar comentários sobre uma distopia que fazia sucesso no mundo. Na época, confesso, mal sabia o que era distopia! Pesquisei o livro e, por incrível que pareça, não gostei da história. Sangue, morte não era uma coisa legal de se ler. Fui ao cinema assistir ao filme. Recebi o livro de um book tour. Ganhei o box. Minha vida mudou. 


A trilogia crítica a influência que a televisão exerce sob a sociedade, afinal, como diz minha mãe, os Jogos Vorazes são como um Big Brother, a nação para pra assistir, acolhendo de maneira natural o que se passa na tela. Seja mortes ou cenas impróprias, intrigas ou exposição, tudo para agradar o público, um público que, na maioria das vezes, não tem nem pão, mas é oferecido o circo. E se não houvesse plateia? Viveríamos em um mundo melhor, onde a televisão não influenciaria na educação de nossos filhos e não perderíamos tanto tempo assistindo à uma coisa útil e sem propósito. Administraríamos melhor nosso tempo.   
É um livro sobre valores. Até onde você chegaria pra proteger as pessoas que ama? Katniss se arrisca a ir para arena no lugar da irmã, mesmo sabendo que poderia não retornar. É fácil para nós dizer "Faria a mesma coisa" sentados na frente da tela do computador na prática, colocaria seus amados na frente de si mesma?  
Com Finnick Odair, aprendi que há muita coisa por trás. Não podemos julgar pela aparência, muito menos pelo rótulo dado pela sociedade. Máscaras caem e, atrás dela, pode haver uma pessoa bem mais bonita, mesmo se tratando de Finnick Odair. 
Com Gale levei o ensinamento de que, fazer a nossa parte  faz diferença. Se não concordamos com algo, temos que expor nossa opinião e, se estamos certos, não há lei que diga não. 
Peeta, por incrível que pareça, mostrou que devemos ser gentis, honestos e amigáveis acima de tudo. Afinal, essa pode ser a melhor estratégia. 
Katniss me ensinou valores que vou levar de bagagem comigo. Nossa família é uma parte de nós e, mesmo que nos custe a vida, devemos sempre protege-la. Me auxiliou também a nunca confiar em estatísticas, números enganam assim como pessoas. 
Depois de ter lido os três livros, posso confessar que estou com saudades. Essa é uma ferida que nenhum livro vai fechar. Jogos Vorazes marcou uma fase boa na minha vida e sempre que voltar ao passado ele estará presente, me esperando para jogar novamente. 

3 comentários:

  1. Oi Duda!
    Adorei a sua postagem, você colocou em palavras tudo o que eu não consegui expressar nas minhas resenhas dos livros.
    Concordo com tudo o que você disse, a trilogia é uma série muito boa. Gostei muito de você ressaltando cada coisa que aprendeu com os personagens.
    Parabéns pela postagem excelente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver as fotos do segundo filme em um blog e estou muito curiosa, porque ainda não li e nem assisti nenhum, acho que estou perdendo algo muito bom.
    Beijos, seguindo, até breve.

    Rafa
    Blog Melody
    rafaacarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu to lendo Em Chamas agora! to gostando muito!
    é uma história muito bem criada e inteligente, com todas as críticas que são feitas!
    Serve pra todas as idades! =)

    To te seguindo!
    adorei o blog!

    Beijos!

    naminhaaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir