sábado, 7 de setembro de 2013

A seleção - Kiera Cass

Olá, leitores!
Só para deixar claro, sim, eu estou viciada em livros de princesa. Acho que só esse ano já li uns três. Mas... Mas é tudo tão romântico! Agora, imagine uma distopia, aquele clima pesado de uma sociedade totalmente alterada, agora envolva princesas, coroas, castelos, um príncipe e... Acho que estou sem ar. Esse livro superou qualquer expectativa e estou aqui para demonstra-la para vocês. 


No futuro, em um país chamado Illéa onde as pessoas são divididas em castas devido sua condição social e poder político, uma jovem, America, vive como os cidadãos da casta Cinco, dedicada a arte. Tendo que ajudar a família, pois o dinheiro é escasso, cuidar de seus irmãos e encontrar-se com seu namorado secreto, Aspen, cuja é uma casta abaixo da sua o que é severamente inaceitável pela sociedade e por sua família, a vida de Meri está prestes a mudar quando é convocada para se inscrever na "Seleção" um processo no qual o príncipe escolherá sua futura esposa. A garota não quer ser uma princesa, não quer ser o número Um nem ao menos quer ser da realeza, mas acaba cedendo a pressão de sua família e Aspen. Entretanto ela nunca iria adivinhar que seria sorteada, que iria participar de um concurso no qual meninas lutavam com unhas e dentes, umas pelo amor do príncipe, outras pela coroa. Só que nesta aventura, a nossa ruiva predileta descobre que o príncipe não é uma pessoa não ruim assim, pelo contrário, é o retrato das virtudes encontradas no ser humano. Mas America ainda está com o coração dividido, não conseguiu esquecer seu amor por Aspen. 
Tendo que lidar com ataques de rebeldes, pressão das outras competidoras, saudades de casa e todas as mordomias que nunca se deu o luxo nem de sonhar, America embarca nessa aventura e posso dizer que foi um imenso prazer acompanha-la. 
Que livro intenso. Que livro surpreendente. Que livro maravilhoso. É quase uma leitura obrigatória para todo amante de YA's, distopias ou romances. Me conquistou facilmente e eu ainda estou superando o fato de ter que esperar até amanhã para ter "A elite" em mãos. E minha crise estérica quando soube que Kiera vai estar em solo carioca? Oh, God...
A narrativa da autora é maravilhosa, ela conseguiu aproveitar ao máximo tanto os personagens secundários, quanto os protagonistas, tendo cada um deles uma personalidade distinta. Minhas primeiras palavras pós terminar o livro com certeza foi: Uau, esse livro é magnífico. 
A história é super bem bolada e manuseada, mas não pude deixar de lembrar de Jogos Vorazes, não sei se é porque que quando pensamos em distopia pensamos em THG, mas veja abaixo algumas coisas que lembram a história do grande fenômeno que teve recentemente uma adaptação cinematográfica, não que a história em si tenha alguma a coisa a ver, mas...:
  • O processo da Seleção me trouxe uma vaga lembrança da Colheita, ambas as personagens achavam que não tinham chances de serem sorteadas, mas nunca se pode contar com a sorte. 
  • Ambos são um reality show, só que, há de convir, os Jogos Vorazes sejam mais sanguinolentos que a disputa pelo amor do príncipe.
  • Nas duas obras, há um relacionamento duvidoso deixado para trás. 
  • As Castas são como os Distritos, sendo o "Um" a "Capital" e quando mais longe dela, pior as condições de vida. 
  • Os rebeldes existem nos dois títulos se rebelando contra o regime do país.
Não estou dizendo que quando você lê parece que a escritora apenas mudou as palavras de The Hunger Games, nem nada disso, todavia, eu achei alguns detalhes me deram uma vaga lembrança de também um de meus livros prediletos.
Super recomendo o livro, não, mais que isso, é uma leitura "obrigatória". Cinco estrelinhas e um sorriso no rosto.      

3 comentários:

  1. Não vejo a hora de ler esse livro! Como não li os Jogos Vorazes, acredito que não irei me decepcionar.
    Ótima resenha! Beijos

    Vitoria
    http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para comprar esse livro, adorei a sua resenha, beijos!

    Livinglikeduda.blogspot.com

    ResponderExcluir