quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Lola e o garoto da casa ao lado - Stephanie Perkins

Olá, leitores!
Hoje vou falar sobre Anna e o beijo francês 2 - O retorno de Anna beijoqueira Lola e o garoto da casa ao lado da maravilhosa Stephanie Perkins publicado no Brasil pela Novo Conceito. ❤️



segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bela Distração - Jamie McGuire

Olá, leitores!
A resenha de hoje é sobre Bela Distração lançado pela Verus da autora Jamie McGuire. É o volume 1 da série Irmãos Maddox que é um spin-off de outro livro da autora, Belo Desastre, e vai focar nos irmãos do Travis.

Bela Distração

O livro conta a história de Cami, uma garota independente e madura que teve uma vida muito difícil por conta de problemas familiares. Ela está cursando a universidade e é bartender no The Red Door, o point dos universitários na trama. Após um encontro inesperado com Treton Maddox sua vida vira de cabeça para baixo. 
Trenton era o rei da universidade, mas após um trágico acidente vai morar com o pai e trabalhar num estúdio de tatuagem devido a culpa. Quando pensa que sua vida está voltando ao normal, ele nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door. A partir dai, a relação deles vai tomando uma proporção incontrolável e quando Cami se dá conta está apaixonada por Trenton e isso é sinônimo de problema.
Eu gostei do livro, por mais que seja mais fraco que Belo Desastre, isso só ocorre porque não é tão bem explorado, pois a história tem um potencial absurdo. 
Começando pelos personagens. Cami é uma personagem intensa, dona de si, madura e sabe o que quer, diferentemente da Abby que ainda tem muito o que amadurecer. Já Trenton, acho que por ser mais velho, não é tão barraqueiro quanto o Travis. É mais na linha diferentemente de seu irmão fora da casinha e descontrolado, Trenton sabe os momentos que precisa dar um soco na cara de alguém e mesmo assim se arrepende por essas atitudes impulsivas. Talvez porque Cami repudie esse comportamento diferentemente de Abby que em momentos de Belo Desastre estimula Travis a bater nos outros. (?). 
A narrativa de Jamie é ótima, te faz não querer parar de ler o livro, a única coisa que me irrita é o uso dos palavrões como até reclamei no Twitter. Para que falar "Odeio pra caralho esse apelido" podendo falar "Odeio esse apelido", odiar já é um verbo forte e todos já sabem o quanto os Maddox são machões. O pior é que nem são só os Maddox, todo mundo fala palavão de uma maneira bizarra! Entre 10 palavras 13 são palavrões. Eu sou adolescente, gente, não me levem a mal, lido com outros adolescentes todo dia, isso é "natural", mas isso em um livro beira a pobreza de vocabulário, pode também ser culpa da tradução, mas o que importa é que isso me incomodou (muito!!!). 
A história em si fluiu bem, os romances da Jamie são divertidos, mas ela tentou entrelaçar a história de Belo Desastre a trama, pois são passados na mesma época e não funcionou, achei forçado. 
E, para finalizar, o "mistério". No início do livro já dá pra juntar 2+2 e descobrir. Fiquei o livro todo achando que não era possível a autora carregar esse mistério fajuto até o final e ela carregou. 
Por essas e outras, dei quatro estrelas para o livro, mas pra quem gostou de Belo Desastre vale muito a pena ler esse livro. Estou ansiosa para os próximos volumes e espero que sejam se não tão bons, melhores que os já lançados. 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Boston Boys - Giulia Paim

Olá, leitores!
A resenha de hoje é de Boston Boys da autora brasileira Giulia Paim, no qual eu achava que era originalmente uma fanfic, mas não se enganem, pois não era!


O livro conta a história de Ronnie Adams, uma americana comum que acaba de descobrir que a mãe de analista de sistemas  tornou-se a produtora de astros adolescentes nos quais a garota não suporta. E como no fundo do poço sempre há um buraco, um deles, após uma mudança no local do estúdio onde gravam a série de tv mais irritante de todos os tempos, de acordo com Ronnie, vai morar com ela e com sua família. 
Ok, até ai, a garota pode fazer amizade com ele, não é mesmo? Vai que ele não é um idiota completo como mostram na mídia? Errado. Mason é insuportável (e é sim um idiota completo como mostram na mídia) ou pelo menos essas foram as primeiras impressões de Ronnie...
Confesso que com esse livro percebi que evolui como leitora, afinal, é um livro divertido, me prendeu de uma maneira absurda, a narrativa é super gostosa e anseio o segundo volume, mas como uma resenhista crítica não posso deixar falhas na obra passarem despercebidas. Como o fato da mãe delas ter mudado radicalmente de emprego. Ficou forçado, porque ninguém vira do nada produtora de mega astros adolescentes, não é assim que funciona, deixou a trama parecendo amadora e a história mal construída. Li uma entrevista com a autora em um site qualquer e ela explica que teve a ideia exatamente porque sua genitora decidiu mudar de profissão e produzir umas meninas, mas é muito diferente começar a produzir uma banda iniciante que mega astros adolescentes no auge do sucesso sendo que ela nem sequer trabalhava no ramo ou morava na mesma cidade que ficava o antigo estúdio dos meninos. E fazer tudo isso sem comunicar a família (?) e uma celebridade vir morar com elas sendo que as filhas foram avisadas horas antes (?). 
Além do mundo hollywoodiano não ser do jeito que foi retratato. As celebridades (ainda mais quando estão filmando a temporada de uma série de tv)  respiram set de filmagens e quando não estão gravando estão fazendo photoshoots, indo a premieres, etc... Simplesmente não tem tempo pra o que os Boston Boys fazem no livro. São ocupadíssimos e míseros segundos de folga são lucro. Você deve estar pensando como eu posso saber essas coisas, todo meu conhecimento sobre o meio artístico norte-americano vem graças a "Segredos de minha vida em Hollywood", uma série escrita por quem realmente tem experiência no ramo. 
Os nomes americanos para uma autora brasileira que muitos estão reclamando por incrível que pareça não me incomodaram, já que não dava pra personagem se chamar Maria José sendo estadunidense, né? 
Apesar dos apesares (isso existe?) gostei muito do livro. O meu lado fangirl quer ignorar tudo isso e dar cinco estrelas pro livro. O romance é sensacional e a trama descartando essas falhas também. Recomendo a lerem mesmo com esses furos, pois é realmente uma companhia muito divertida. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

De repente, Ana - Marina Carvalho

Alô, galera de peão!
Hoje estou aqui para resenhar um livro que li mês passado, se não me engano, mas não havia resenhado ainda. "De repente, Ana" da brasileira Marina Carvalho pela Novo Conceito. 


Essa é a continuação da história de Ana, uma garota comum que de uma hora para outra descobriu ser uma princesa e desde então está levando a vida como da realeza britânica, se é que me entende, aparecendo mais nas colunas de fofocas dos jornais que nas de política em si. Mas quando o rei Andrej, seu pai, sofre um acidente de avião (pois é, todos também pensamos a mesma coisa) e  fica entre a vida e a morte no hospital, Ana precisa assumir o governo do país, lidando com a oposição e com todos os aborrecimentos que o cargo de governante oferece, sendo que ela está despreparada, por algum motivo ela nunca havia pensado em quando ela iria assumir o trono e de uma hora para outra ela é empurrada para lá. 
O livro é magnífico. Tenho medo de continuações estregarem a história o que geralmente acontece quando o primeiro livro tem um formato de livro único, mas esse livro foi tão bom quanto o primeiro, talvez até melhor por Ana não ser mais aquela princesinha fútil e desocupada. 
A trama desse volume é mais intensa, digamos assim. A protagonista amadureceu muito, assim como a escrita de Marina, que continua gostosa, leve e divertida.
Recomendo muito, não só esse como todos os livros da autora, Marina é uma grande revelação para a literatura brasileira, escreve romances como ninguém. Sou muito fã da autora e de suas obras, sou até meia suspeita de comentar sobre. 
Cinco estrelinhas, mais que recomendado.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O retorno da Feiticeira - Chris Colfer

Oi, gente! 
Eu estava meio alheia da blogosfera esse mês, quer dizer, estava estudando para as provas, me planejando pra Bienal, dando aulas particulares de inglês, peguei uma virose terrível e entre uma nebulização e outra ainda tentava achar espaço para respirar, portanto nem ao menos sabia que o segundo volume de "Terra de histórias", a série infanto juvenil do Chris Colfer, havia sido lançado no Brasil. Mas, por acaso, vi um dia na vitrine de um jornaleiro e fiquei tipo "Não. Pode. Ser.". Desde então eu devorei o livro e meu desempenho em matemática é devido a isso (que meu pai não tenha lido isso, amém). 
Como é o segundo volume da série é claro que vai haver altos spoilers do primeiro livro, então se você não leu, pare por aqui ou não me culpe por eu ter acabado com a graça. 

The Land of Stories - The Enchantress Returns.

Passou-se um ano após os eventos que ocorreram em "O feitiço do desejo" e os gêmeos Alex e Conner estão levando suas vidas com muitas saudades do universo dos contos de fadas que tiveram o enorme prazer de conhecer. 
Sem notícias de sua avó desde que descobriram que ela é a Fada Madrinha (aquela mesma da Cinderela), inesperadamente sua mãe desaparece e eles precisam retornar ao "Terra de Histórias" para salvar não só ela, como todo o mundo dos contos de fadas que aprenderam a amar. 
Eu gostei do livro, essa é a melhor série infanto juvenil que já li. A história é muito rica, lúdica e vibrante, mas uma coisa que eu estranhei é que é um livro que atinge também a  faixa etária infantil que não contém imagens e tem 500 páginas, não que eu me incomode, pelo contrário, até prefiro, mas é bem incomum. 
A narrativa é divina, leve e cativante, amo a escrita do Chris e neste livro os personagens já estavam mais maduros, Alex e Conner já estão na pré-adolescência, Alex está muito melhor comparada aquela garotinha chata e metida a intelectual do primeiro volume. 
A única coisa que me incomoda um pouco nessa série é que os problemas são resolvidos rápido demais e são muito rasos, porém como é uma série infanto juvenil até entendo, pois assim faz com que o livro seja rápido e dinâmico.  
Recomendo muito para todas as idades! Gostaria de ler mais livros desse autor. 

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Viagem à São Paulo e Bienal do Livro 2014


                              
No último sábado, dia 23 de madrugada eu estava no aeroporto do Galeão embarcando para Congonhas para dar início a aventura chamada Bienal do Livro de São Paulo. Eu e meu pai  chegamos a cidade por volta de nove horas da manhã, alugamos um carro e traçamos a rota até o Anhembi no Google Maps.
Chegando lá, a fila para comprar os ingressos, pois não conseguimos comprar antecipado pela internet, estava mais ou menos assim:
                                      
Pois é, sou uma ótima desenhista. 
Mas enfim, como eu tenho muita disposição, enfrentei essa fila de 3 horas por motivos de não havia me deslocado do RJ só pra respirar poluição, fui para entrar naquela budega. Entrando lá não dava nem para respirar que dirá comprar, ver os stands ou conhecer alguém. Consegui entrar na feira umas duas horas e às três já estava de volta no hotel porque não estava dando para permanecer ali dentro. Bienal do Livro de SP foi uma grande piada. Mal organizada, lotada, sem estrutura para um evento desse porte. Péssimo, tudo péssimo. 
Apesar de tudo, minha viagem para SP foi demais! Fiquei em um hotel na rua Augusta que não era tão caro e era perto da Bienal, do aeroporto de Congonhas e de um shopping que visitamos, o JK. Descansamos no hotel o dia inteiro e à noite pedimos uma pizza pela internet que chegou no hotel (estou de cara com isso até agora) e no dia seguinte visitamos o tal shopping que é o melhor que já fui na minha vida inteira (e olha que eu moro no RJ o que menos falta é shopping). Sério, gente, o que é o JK? E a livraria de lá? Meu Deus! Valia mais a pena ter ido lá do que perdido meu tempo naquela Bienal! Livraria mais perfeita que eu já pisei, enorme, linda, completa, com um café, lugares super gostosos para ler e... Bom, não sai de mãos vazias. 

 A viagem em si foi muito divertida, por mais que a Bienal tenha sido um desastre. Tenho sentimentos bem conflituosos sobre a capital paulista, mas que as coisas por lá tem mais infraestrutura, sem dúvidas.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Como eu realmente - Fernanda Nia

Olá, leitores!
Bom, há algum tempo atrás, recebi o livro da Fernanda Nia da editora Gutemberg, não costumo ler livros em quadrinhos, na verdade, "A turma da Mônica" foi bem presente na minha infância, acho que esse foi meu único contato com esse gênero, mas "Como eu realmente" é fantástico! 


Acompanho o blog da Fernanda a muito tempo, na verdade, algumas de suas tirinhas já foram usadas para ilustrar posts aqui. Eu sempre adorei o "Como eu realmente" e cada visita ao site rende boas risadas. A autora tem um talento e um bom humor sem igual. Fernanda faz as tirinhas em geral no estilo "Expectativa" e "Como realmente é" que são maravilhosas, além de muito fofinhas e engraçadas, o desenho da Fernanda é bonito de se ver e as situações que ela aborda todos se identificam, inclusive nós, leitores assíduos. E o que é mais incrível na minha opinião é pensar "Ei, não sou só eu!".
O livro segue o padrão do blog, com algumas tirinhas inéditas. O interessante foi que mantiveram os comentários da autora ao final que são sempre repletos de bom humor. A diagramação também está lindíssima.
Acho desenhar um dom incrível e admiro a todos que são capazes, já que eu mesma só sei desenhar bonecos palitinho com a cabeça torta, e Fernanda faz isso com muita paixão, tanta essa que é transmitida em suas ilustrações. 
A obra é uma fofura, sério, dá vontade de apertar o livro de tão bonitinho. Já tornou-se meu livro de cabeceira, por ser descontraído e relaxante. Não classificarei em estrelas, até porque sou uma ignorante no assunto, mas que fiquei encantada, não posso negar. A Niazinha arrasa, espero que ela lance mais e mais livros como esse.