terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pausa para um café com Tammy Luciano


Olá, amores! 
Faz tempo que não trago uma entrevista à vocês, néh? Perdão! Mas hoje, vou quitar esta dívida! Pois teremos uma entrevista com uma D-I-V-A, uma mulher totalmente gentil, divertida e amiga de todas as horas! Entrevista com Tammy Luciano! 



1° Como você começou a escrever?

Quando era criança brincava de escolinha com as amigas e nesse época me apaixonei por livros. Na adolescência comecei a escrever poemas, textos nas minhas agendas e não parei mais. Eu estava começando a trabalhar em teatro e também passei a escrever peças de teatro que foram fundamentais no aprendizado da escrita de ficção. Me formei em Artes Cênicas e Jornalismo, é bom saber que minha carreira de atriz acabou se misturando com minha escrita. Hoje além de escrever todo dia, atuo com meu grupo de teatro, escrevo peças para eles, viajo pelo Brasil todo com meus livros. Estou amando divulgar meus livros em cidades brasileiras e poder agradecer pessoalmente os leitores. Quando comecei a escrever não tinha ideia que seria tão bom!

2° Em relação a editora, foi difícil arranjar uma que publicasse seu livro? 

Eu nunca pensei em ser escritora de livro. Eu escrevia há dez anos, quando publiquei na internet uma crônica falando da morte da modelo Fernanda Vogel (em 2001). A mãe dela leu, adorou e surgiu o convite para o livro. Foi uma surpresa. Fiquei um ano e meio pesquisando e escrevendo o livro. Só depois da publicação, comecei a pensar que queria seguir a carreira. No primeiro livro, recebi sim da editora em uma semana, mas também recebi nãos. Eu fiquei nove anos na editora 7Letras antes do meu agente Bruno Borges encaminhar Garota Replay para a Novo Conceito e ele ser aprovado no Selo Novo Conceito Jovem (que agora se chama Novas Páginas). Não foi difícil, mas também não foi fácil, porque o meio literário precisa muita dedicação. Muita! Se algum leitor do Blog sonha em ser escritor, não desista, seja forte, capriche no seu texto, revise bastante, busca editoras que publicam livros no mesmo estilo que o seu e muito sucesso!

3° E a história foi imaginada antes ou surgiu a ideia ao decorrer da escrita? 

Eu começo a escrever pela personagem. É o sentimento de uma garota que me move a contar sua história. Gosto demais das personagens femininas, adoro as garotas em crise, com defeitos, no auge de suas crises, afinal essas meninas existem na vida real. Eu vejo meninas que namoram canalhas, são traídas, não conseguem terminar e sofrem muito por amor. Esses temas me atraem. Olho meninas que são inseguras, se julgam e gosto de imaginar que posso ajudá-las a terem uma vida mais feliz, trazendo reflexões com a minha literatura. Agora os detalhes do livro vão nascendo enquanto você escreve. É delicioso descobrir que a personagem tem vida através do seu pensamento.

4° Você inspirou algum personagem de seu livro?

As personagens passam a ter vida na minha vida depois que o livro é publicado. Nenhuma das minhas protagonistas se parece comigo, mas muitas vezes eu me coloco no lugar delas para imaginar o tamanho de suas dores. Também coloco as histórias que escuto, minhas amigas me contam suas histórias e acabam parando nos meus livros. Garota Replay começou comigo, um dia eu saí e vi uma garota com o cabelo parecido com o meu, aí surgiu a ideia, mas todo o resto na vida da Thizi é ficção. O Tito, que as garotas amam em Garota Replay, foi baseado no cara do bem que eu desejo para cada uma das leitores. Ele é maravilhoso, um cara super coerente, bacana, determinado, verdadeiro e o melhor é fiel.

5° Qual dica você daria para quem deseja virar um escritor? 

É preciso batalhar bastante e não desistir. Vale também estudar bastante o português, para quando a chance aparecer, você estar pronto. Ser escritor não é fácil, vejo muita gente desistindo da carreira, porque realmente é difícil. Existe muita espera, muita busca e é preciso muita paciência. E também precisa humildade para se avaliar, saber se você está realmente pronto. Muita gente manda livro para a editora com muito erro de português, história sem estrutura e isso acaba atrapalhando conseguir uma oportunidade. Paciência também é muito importante, porque a fama com livros demora. Eu só me sinto um pouco mais conhecida agora com o quarto livro e com certeza muita gente ainda não sabe que eu existo. Confesso que não fico muito preocupada com fama. Outras coisas tomam meu pensamento, como buscar ser ainda melhor na minha escrita, trabalhar com dedicação para os leitores que curtem meu trabalho e batalhar para a literatura nacional ser ainda mais conhecida... A fama é consequência disso tudo.


6° Quais são seus escritores prediletos e o que tem lido ultimamente? 

Tenho lido muitos autores nacionais, aliás nos últimos tempos eu comprei vários livros brasileiros. Tô com Amigas Imperfeitas da Leila Rego, Malas Memórias e Marshmallows da Fernanda França, Três Céus do Enderson Rafael, As Mais da Patrícia Barboza, Ser Clara da Janaína Rico, Perdida da Carina Rissi, O inverno das fadas da Carolina Munhóz... Também quero indicar meus colegas na Novo Conceito: O Sonho de Eva do Chico Anes, Do seu Lado da Fernanda Saads, A filha da minha mãe e eu da Maria Fernanda Guerreiro e O Preço de uma Lição do Federico Devito e Gutti Mendonça. Nossa, tem vários outros autores que se deixar a entrevista não termina nunca. Na Bienal, ganhei cinco livros de autores brasileiros que me presentearam com livros no estande da Novo Conceito: Se estiver ovulando, não vá ao shopping do Pedro Camargo, Ebulições da Cristiana Passinato, Ainda não te disse nada do Mauricio Gomyde, Outono de Sonhos da Adriana Brazil e Entre Amores Cruzados, de Vanessa de Cássia. Honestamente acho que os leitores que ainda não descobrindo a literatura nacional estão perdendo uma chance maravilhosa de curtir histórias ótimas. Mas estamos mudando isso e eu sou realmente dedicada a divulgar outros autores. Não somos concorrentes, somos parceiros em uma batalha do bem! Estamos positivamente juntos para mudar o hábito da leitura dos brasileiros.

7° Qual é a melhor parte de ser autora? 

A sensação de liberdade que é escrever e o carinho dos leitores. É bom demais saber que não estou mais nisso sozinha. Fico muito emocionada de receber retorno das pessoas, saber que a pessoa foi na livraria para comprar meu livro, receber recados todo dia de pessoas emocionadas com algo que escrevo. Tenho orgulho de ter fãs com um trabalho tão positivo como ser escritora. Além dos livros, eu vivo outras alegrias como leitores que adoram o Crônica Falada que gravo no meu Canal (www.youtube.com/tammyluciano) São textos que crio para ajudar minhas leitoras a serem ainda mais felizes e o retorno recebido é mágico. Tem também o meu Projeto Social, no qual tenho um grupo de teatro patrocinado pela LAMSA (Linha Amarela). Escrevi uma peça para o grupo e eles amaram. Fico feliz de poder contagiar as pessoas com o amor que tenho pela escrita e pela vida.


8° Um recadinho para os leitores do blog. 

Eu quero agradecer as pessoas com muitos obrigadas. Eu demorei muitos anos para conseguir o meu espaço, lutei muito, mas nada teria sentido se não fossem os meus leitores que fazem tudo valer a pena. A carreira do escritor é de muita dedicação, mas o apoio das pessoas faz valer cada passo. Muito sucesso para o Blog e que delícia imaginar que pessoas que amam os livros estarão lendo essa entrevista. Duda, linda, eu quero agradecer o seu carinho, você é uma garota que eu adorei conhecer e espero encontrar em muitos eventos. Sucesso nas leituras e na divulgação dos livros porque você faz isso muito bem aqui no Blog! Vamos ler que o Brasil precisa de muito mais leitores. Sejam sempre felizes! Beijinhos.

4 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaa q entrevista lindaaa da minha divaaa *-*

    ResponderExcluir
  2. A Tammy é demais!! Que delícia de entrevista!! Quanta segurança e autoridade ela passa para quem lê. Eu quero ser a Tammy quando eu crescer!!!

    Muito obrigada, Tammy, por ser tão maravilhosa e generosa com alguém que ainda tá começando! Você é incrível!!

    Beijooos

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a Tammy Luciano! Acho ela super simpática. Quanto a o livro dela, nunca li Garota Replay, mas sempre tive vontade de conhecer, pois já li muitas resenhas positivas sobre ele e a capa do livro é linda. Adorei a entrevista! Ótimo blog, já estou seguindo. Beijos.

    Stephanie M.
    http://leianoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu converso com a Tammy direto ela e muito simpática amei o blog :D beijos !

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir