sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Resenha: Em chamas

Olá, leitores sobreviventes! 
Há algum vivo para conferir a resenha de um livro que mudou minha vida? Ah! Que beleza! Então, sente-se, pois preciso compartilhar com vocês mais uma leitura bem sucedida! :) 


Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da série, portanto, se ainda não leu Jogos Vorazes, recomendo você a levantar desta cadeira agora e ir correndo adquirir seu exemplar. 

Demorei muito para vir aqui fazer esta resenha para vocês, perdão, mas creio que vocês entendem o que é o fim de ano (ou fim do mundo?), corre para cá, compra presente para lá, prova para todo lado e opa!, esqueci de respirar.  Vamos logo a resenha... 

Katniss agora é uma vitoriosa. Dinheiro é o que não falta para a jovem. Dai você pensa, "Uau! Que legal! Agora ela está feliz, parou de reclamar um pouco da vida... Pode se ocupar com outras coisas a não ser dar comida para sua família..." Hahaha Risos para vocês, leitores! Este foi o ponto fraco do livro, o início. O que fez eu adiar esta leitura. Ela é uma chata no início de "Em chamas". Toda sagacidade que ela tinha foi transformada em dinheiro, só pode. Ela reclama da vida mais do que nunca. Não pois não tem nada para comer, mas porque ela tem e a população do 12, não. 
A jovem, depois de estender aquelas amoras-cadeado para Peeta, virou o símbolo de rebelião dos distritos e isso não agradou o presidente de Panem, Snow, que iniciou uma série de ameaças a protagonista exigindo que ela continue seu "romance" com Peeta. 
Neste ano, há uma edição rara dos Jogos Vorazes, o Massacre Quartenário. Acontece a cada conjunto de anos e, nestas edições, a umas pequenas mudanças nas regras do Jogo. Este ano, retornam a arena um par de vitoriosos sorteados. Ai chegamos a parte boa. Os Jogos. 
Peeta e Katniss retornam a arena. Totalmente mudada e mil vezes mais mortífera, agora não mais com crianças assustadas, mas, sim, com pessoas determinadas que sabem direitinho jogar aquele jogo, pois já venceram uma vez e podem muito bem vencer novamente.
Eu amei esse livro! É o melhor livro da trilogia. A narrativa de Suzanne não perdeu o pique e continua ágil, gostosa e sanguinolenta! 
Já os personagens estão mil vezes mais cativantes que os do primeiro livro! Haymith, o bêbado que eu detestava, se mostrou um dos personagens mais sagazes que já conheci! 
Neste volume também conhecemos meu marido, Finnick! Um vitorioso do distrito 4 que se tornou um vencedor com 14 anos, detonando seus adversários com um tridente. Ele é engraçado, ele é lindo, ele é sagaz, ele é atraente, ele é mortífero e pode te matar com apenas um movimento de seu tridente. Ele me ganhou facilmente, desde a primeira aparição, aquele garoto bronzeado e boa pinta, como Katniss narra. 
Outro personagem que eu comecei a odiar foi Peeta. Oh garotinho chato... Mimado, lesado e um peso nas costas de todos os tributos! Deu muitas vezes vontade de dizer: "Fofo, você pensa que é quem? Levanta e corre, retardado! Ou morre de vez e me deixa em paz!". Um pouco bruto, não? Mais foi isso que me veio na cabeça em uma parte que não posso narrar, mas tenho certeza que, se já leu, sabe qual estou falando...
Leitura recomendadíssima! Mas aconselho você a ter um pouco de paciência com início. Que é super arrastado! :) 
Bom fim do mundo para vocês, terráqueos!
Duda Oliveira Odair.       

4 comentários:

  1. Oi!
    Adorei sua resenha, e concordo com tudo! Peeta é horrivelmente chato, cheio de não-me-toques. O começo também foi muuuuuito entediante, não ia para a frente e coisa e tal. E eu fiquei feliz por o Gale aparecer bem mais!

    Beijo, Nat || travessuraselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!
      Obrigada, flor!
      Nossa! Eu odeio Peeta, não sei por que a Katniss já não namorava o Gale antes dos Jogos...
      Adorei a visita sinta-se a vontade, flor!
      Duda :)

      Excluir
  2. Em Chamas é demais, devorei esse livro em dois dias, tamanha era a fome e curiosidade pra saber o que ia acontecer.
    Adorei sua resenha, ficou ótima.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dudinha, ontem fiquei muito feliz em conversar com vc. Hj seu pai me mostrou seu post sobre o presente dos dia das crianças. Amei o que vc escreveu e adorei a resenha deste livro. Eu já o habia lido a algum tempo e achei mais o menos o mesmo que vc. Com certeza estarei acompanahdo seus post com atenção. Já vi que temos muito em comum com relação a gosto para literatura. Bjs no coração Renata

    ResponderExcluir