quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Intercâmbio com a Paula Pimenta


Olá, leitores!
No dia 11 de Julho, embarquei com a Paula Pimenta e outras 15 meninas para Los Angeles, na Califórnia. Foi a melhor experiência da minha vida e, claro, não poderia deixar de compartilhar com vocês. 
Fizemos um Summer Camp, ou seja, ficamos quinze dias em uma universidade, a Califórnia State University, tendo aulas de inglês durante a manhã, conhecendo a cidade na parte da tarde e realizando atividades no campus à noite. No nosso programa, tinham mais quatro grupos de outros países, da Itália, da Rússia, de Israel e da Turquia. 
As classes eram divididas entre básico, intermediário e avançado. Eu comecei no intermediário, que era uma chatice, e logo depois fui para o avançado que era mais divertido. Não aprendi muito gramática, pois se estávamos no avançado era porque falávamos  fluentemente então não tinha essa necessidade, mas trabalhamos com o sotaque e vocabulário, além de todo dia a gente ter que sentar com alguém de outra nacionalidade e trocar uma ideia antes da aula (não que a gente precisasse da aula para isso, pois a gente socializava muito com eles fora da classe, mas era legal para conhecer pessoas que nunca tínhamos notado antes). Sinto falta da aula do Nick toda vez que entro na minha sala de aula da escola do Brasil e não tem todos aqueles hot guys.
Nesses quinze dias conhecemos Santa Mônica, Venice Beach, a Disneyland, a Universal Studios, Hollywood, Beverly Hills, fomos em três shoppings, sendo um deles o The Grove, visitamos a Warner Bros e a Columbia College onde a Fani trabalhou e estudou, fomos àquele restaurante mexicano, Don Cuco's, que aparece nos livros, na rua dela... Tudo isso com a autora daquela série maravilhosa do lado. A Paula nos acompanhava apenas nos passeios.
Foi sem dúvida a melhor experiência da minha vida. Eu não sou a mesma menina que entrou insegura naquela sala de embarque. Voltei com as malas e o coração na mão, decidida do que eu quero para minha vida. Eu quero ganhar o mundo, conhecer culturas, pessoas e lugares. Posso lidar com a tão dura saudade. Minha vida sempre estará aqui de braços abertos para me acolher. Mas o mundo? Ele está me esperando lá fora.
Nessa viagem aprendi não só inglês, mas lições de vida. Aprendi como o mundo é pequeno, as diferenças culturais podem ser fantásticas e, às vezes, nem tão grandes assim, já que a adolescência é a mesma seja em Tel Aviv ou em Vladivostok. Do Oiapoque ao Chuí compartilhamos dos mesmos receios, inseguranças e séries de tv. Somos jovens, falhos, inconsequentes e divertidos não importa nossa nacionalidade. Aprendi a ter mais independência e que a sede pelo mundo fala mais alto que a saudade de casa.
Quando você está fora da sua zona de conforto, você tende a criar vínculos maiores com as pessoas, já que temos disso mesmo, essa capacidade de tornar ambientes diferentes em familiares e quando todo mundo está nessa situação, tudo fica muito mais intenso. Nessas duas semanas que estava em Los Angeles, conheci pessoas maravilhosas nas quais gostaria de colocar num potinho e trancar na minha gaveta e essa talvez seja a parte dura de dessa experiência. Ter que deixar pessoas para trás. De repente aquele mundo que parecia estar na palma da sua mão se torna intimidador quando oceanos te separam das pessoas que você aprendeu a amar. Saudade passa a doer quando você sabe que não as verão pelo menos em um futuro próximo. Obrigada, tecnologia, tudo fica muito mais fácil com você. Mas ainda sim é difícil trocar  as risadas genuínas por HAHAHA no Whatsapp. Mas vamos seguindo nossa vida, porque é isso que sempre temos que fazer. Seguir em frente.
De repente, você desce do avião na sua cidade natal. De volta ao lar. Parece que seu balão estoura, em um segundo cada flash era uma novidade e em outro você está de volta para as mesmas pessoas, para aquela mesma vida. Mas algo mudou além da estação, você.
São 3 de la mananã (piada interna) e eu estou aqui quase chorando escrevendo esse texto. Me pareceu certo colocar tudo isso para fora. Eu acho que todos vocês devem ir para o exterior sozinhos pelo menos uma vez para ter essa experiência. O programa que eu fiz foi curtinho, mas serviu para dar confiança aos meus pais que já estão super empolgados de financiar uma viagem maior agora. Além de que eu achei o ideal para a idade que eu estou.
Ano que vem, o intercâmbio com a Paula Pimenta tudo indica que seja em Toronto, então se vocês estão interessados entrem em contato com a Pop Villa ou com a própria Intervip. Qualquer dúvida sobre o programa, podem me chamar também, já garantindo que vale super a pena.

Intervip: http://www.intervip.tur.br/intervip/
Pop Villa: http://www.thepopvilla.com/

8 comentários:

  1. Dudinhaaa, quanta saudade!!!!! Você não poderia ter descrito melhor o intercâmbio e como ficamos pós essa experiência maravilhosa! E definitivamente "é difícil trocar as risadas genuínas por HAHAHA no Whatsapp”...

    leionarede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Duda, que lindo o seu texto, cheio de emoção, você conseguiu se expressar tão bem. Ficamos felizes em saber que de certa forma contribuimos para seu crescimento pessoal e agora quem sabe está na hora de pensar num intercâmbio mais longo como o "high School"? Conte com a gente. Um grande abraço, equipe INTERVIP

    ResponderExcluir
  3. Incrivel Duda e você e você mereceu cada segundo. Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Que lind Duda , estou chorando aki , estou morrendo de saudade , vc vai no casamento da Amanda ? Eu não vou aguentar esperar , um dia prometo que vou pro Rio , vem pra BH !!!
    Vam me visitar , pode ficar aki em casa !!
    -martinafofa

    ResponderExcluir
  5. 3 de la mananã! Yo estoy tentando dormir! Kkkkkkkkkkkkkkkk AMOOOOO, MELHOR VIAGEM COM AS MELHORES PESSOAS que podíamos conhecer em 15 dias, muita amizade c as meninas e meninOs né Duda? Kkkkkkkkkkk sdddsssssss eternas- lara

    ResponderExcluir
  6. Duda linda seu texto ficou perfeito, e quero ir esse ano para o intercambio de Paula Pimenta para ir para Toronto eu já me escrevi no site, mandaram um email pra mim dizendo e ia mandar minha cotação no SPAM mas não mandaram nenhum email no SPAM, chegou um email de Andréa que e a consultora de cursos mas não sei o que fazer mais vc tem como me instruir.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thaissa!
    Mandei o print do seu comentário para a Paula e ela me respondeu com a seguinte mensagem:
    Duda, fala pra ela escrever pra Mariana no Facebook. Ou me passa o contato dela que eu passo pra Mari.
    A Mari foi a líder do nosso grupo da Califórnia e é dona da Pop Villa, agência que organiza o intercâmbio. Seu Facebook é Mariana Garcia.
    Espero ter te ajudado, qualquer coisa entra em contato novamente!
    Beijos,
    Duda

    ResponderExcluir