quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Os dias que importam

Agora mesmo estava lendo O corcunda de Notre Dame e Victor Hugo escreveu algo que mexeu comigo de forma que precisei  interromper a leitura para escrever essa crônica. Ele inicia a  narrativa dizendo que o dia 6 de janeiro de 1482 não foi um dia em que os historiadores tenham guardado qualquer recordação. Depois disso comecei a refletir sobre os dias que fizeram diferença na história da humanidade.
No dia 22 de Abril de 1500 um navio português que buscava as Índias, por coincidência, ancorava na costa brasileira, em 25 de Março de 1911 ocorreu um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist dando origem ao dia internacional da Mulher e já em 30 de Abril de 1945 Adolf Hitler se suicidou, após um terrível fracasso na Rússia, mas dentre os dias em que foram notáveis, uma porção de outros não serão citados em futuros livros de História e os futuros estudantes não terão que grava-los para passar de ano. 
Mas quais são na realidade os tais dias que importam? 
Medina acabou de ganhar o mundial de surf, vai entrar para a história do esporte. Aquela minha tia que estava sozinha por anos acabou de arranjar um namorado (e está muito feliz por sinal), isso será (se Deus quiser) o talvez início de uma descendência e entrará para a história da minha família. Eu me batizei (aceitei Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador) e tenho certeza que isso vai fazer diferença na vida de muitas pessoas. Qual dia realmente importa? Que dias entrarão para a história? Mas a resposta é que nenhum dia entra para a história, sim pessoas. Pessoas fazem a história. Todos nós somos a História e podemos escrevê-la da forma que bem entendermos. Podemos mudar o mundo, fazer a diferença. Todos os grandes feitos começam com ações nas quais não temos o conhecimento de suas consequências. Quem sabe se aquelas mulheres de 25 de Março tivessem assinado o tal acordo que fora proposto o rumo da história seria diferente. Se Adolf Hitler não tivesse se suicidado, mas, quem sabe, se reerguido ou ido morar em um chalé em Nova Friburgo, o dia 30 de Abril não seria tão marcante assim. Ou se a tal embarcação portuguesa houvesse chego ao destino desejado, no caso a Ásia, talvez hoje a língua predominante aqui fosse outra e os paus-brasil ainda estariam decorando nossa vegetação. A história é composta por pessoas que fazem decisões em dias aleatórios. Pessoas preenchem as datas. Datas que, infelizmente, você terá que gravar para finalizar o 2° grau.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário