sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pausa para um café com Patrícia Barboza

Olá leitores,
A entrevista de hoje será com a Patrícia Barboza, uma autora que visitou e foi palestrante no meu curso. A empatia foi quase instantânea! Tanto que decidi entrevista-la para o DDD! Vamos lá? 




1° Como você começou a escrever?
Eu comecei a escrever muito cedo, mas levava na brincadeira. Inventava histórias, contos, crônicas e somente os meus amigos liam. Mas aí resolvi no ano 2000 transformar a brincadeira em um trabalho sério e foi a melhor coisa que eu fiz! Adoro escrever, especialmente para crianças e adolescentes.



2° Em relação a editora, foi difícil arranjar uma que publicasse seu primeiro livro?

Foi difícil sim. Infelizmente, muitos autores passam por essa dificuldade. Meu primeiro livro se chama "Os quinze anos de Carol" e fiquei quase dois anos tentando conseguir uma editora. Aí eu tive uma ideia de criar um site, tipo uma novela virtual. Nele, colocava um capítulo do livro a cada 15 dias e um monte de gente do Brasil inteiro começou a acessar e enviar e-mails. Como eu consegui provar através da internet que o meu livro era legal, uma editora se interessou e publiquei em maio de 2002.

3° E as histórias, foram imaginadas ou surgiram ao decorrer da escrita?

Quando um escritor começa um livro, ele tem uma ideia geral do que vai acontecer. Pelo menos, comigo é assim. Mas, conforme a gente vai escrevendo, outras ideias surgem e a até nos surpreendemos. É como se as personagens nos contassem a história delas, é muito legal! Eu tenho 5 livros publicados e mais um será lançado agora em março de 2012. O livro se chama AS MAIS. MAIS é a sigla da amizade da Mari, Aninha, Ingrid e Susana e elas contam suas aventuras durante o último ano do ensino fundamental. A primeira personagem que eu criei foi a Mari, mas as amigas foram crescendo na história e vi que eu poderia criar uma história para cada uma.

4° Você inspirou algum personagem de seus livros?

Algumas coisas que acontecem comigo ou coisas que eu vejo, empresto para as minhas personagens. Mas não quer dizer que eu sou alguma delas, não. Por exemplo, andei no shopping e se vi algo bem diferente, engraçado, eu empresto essa cena para alguma personagem minha.

5° Qual dica você daria para quem quer virar um escritor?

Para escrever bem tem que ler bastante! E treinar, sem medo de errar. Escrever em agendas, diários, é um bom treino. E não ter vergonha... quando escrever um conto, por exemplo, mostrar para a professora de português. Ela vai dar dicas muito legais de narrativa, corrigir erros, apontar onde você foi legal e onde pode melhorar.

6° Quais são seus escritores prediletos e o que tem lido ultimamente?

Eu gosto muito do Pedro Bandeira! Em novembro tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e foi uma alegria enorme! Falar sobre o livro "A marca de uma lágrima" diretamente com ele foi emocionante. Também gosto de Monteiro Lobato. Curto também autoras internacionais como a Marian Keyes e Meg Cabot. Ultimamente tenho lido os livros da Marian.

7° Qual a melhor parte de ser autora?

A melhor parte? Nossa, difícil definir... são várias as partes legais: escrever o livro, ver ele nascendo e ganhando ilustrações. Dar palestras nas escolas, conversar com os leitores... participar de feiras e bienais do livro... viajar. São muitas as partes boas, não consegui eleger a melhor delas. Para finalizar, muito obrigada pela entrevista, adorei participar! Quando visitei o seu colégio foi com muita alegria! Deixo aqui o meu site para que outros leitores façam contato comigo e acompanhem o lançamento do meu novo livro: www.patriciabarboza.com Beijos!!!!

Um comentário: